sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ENTREVISTA: Paula Ottoni, autora de Uma princesa em meu lugar

Era uma vez uma garota de quatorze anos que tinha muitas histórias na cabeça e resolveu colocá-las no papel. Essa é Paula Ottoni, autora do livro "Uma princesa em meu lugar", nossa entrevistada. O livro, que conta a história de Clara Martins, uma garota comum, e também a história de uma princesa, Sofia, tem esse clima fofo de conto de fadas que é a cara da autora (muito fofa) que aceitou nos conceder essa entrevista.
AH! E Paula avisa: " "logo, logo vamos ter Booktour! ".
Então corre e confere a entrevista!


VERBOLOGIA PINK - Li que você demorou um pouco para mostrar sua história, por que "Uma princesa em meu lugar" estava trancada na gaveta?

Paula - Na verdade não sei bem por quê... rsrs Acho que o motivo é que quando a escrevi (aos catorze anos), eu fazia isso unicamente por lazer, sabe? Eu já tinha o sonho de ser escritora, mas achava que eu ainda não estava nem perto de ser boa o bastante. Então eu apenas escrevia para satisfazer a mim mesma e meio que ver aonde aquilo ia dar. Quando terminei a história, olhei para ela e pensei: quem sabe um dia eu não a melhore? Então deixei guardada. Com o tempo fui escrevendo outras coisas, amadurecendo minha escrita e meu estilo, até que recentemente decidi resgatar o manuscrito de seu esconderijo e melhorá-lo, como um dia eu havia pensado em fazer. Era a hora certa. Depois de trabalhar melhor o texto, ter revisões minhas e de outras pessoas, fiquei convencida de que não havia motivo algum para continuar guardando-o. Assim, aí está o livro, pronto para ser lido, e me sinto muito feliz por finalmente ter concretizado o meu projeto.

VP - Como é seu ritual na hora de escrever?

P - Hum... deixa eu ver... Dou preferência a usar meu laptop, já que estou acostumada à organização dele, com o dicionário aberto em uma janela e o Google na outra (nunca se sabe quando pode ser útil), às vezes gosto de ouvir música, para inspirar alguma cena, mas quase sempre prefiro o silêncio. Mas como eu disse, são preferências. Se algum surto de criatividade vem de repente e não estou no meu cantinho, uso qualquer teclado/caneta que me vier pela frente! rsrs


VP - O que de melhor te aconteceu depois de publicar a história?

P - De repente foi como se portas que antes estavam trancadas tivessem se aberto. E estou falando mais de um tipo de barreira interior que havia antes e sumiu. Agora eu posso dizer a mim mesma que sou autora, não apenas uma garota que gosta de escrever. Sem falar dos contatos maravilhosos que tenho feito, com outros autores e com leitores. O que estou fazendo agora, por exemplo (dar uma entrevista para um blog), antes era uma possibilidade que só poderia existir na minha imaginação!
Sinto como se tivesse dado um primeiro passo para fora do meu casulo (como as pessoas dizem, e é verdade, a profissão de escritor é, em sua essência, algo solitário). E então, agora do lado de fora, começando a andar pelo caminho que sempre sonhei seguir, me sinto muito feliz e ansiosa pelos próximos passos, sabendo que ao meu lado haverá várias pessoas incríveis.


VP - Quem são seus autores favoritos?

P - Primeiramente devo dizer J.K. Rowling, quem me fez gostar tanto de livros. Amo também Meg Cabot, e adoro o jeito de narrar de Nicholas Sparks.


VP - O que está lendo agora?

P - Julieta, de Anne Fortier. Está na reta final e eu estou ansiosíssima pelo desfecho! Meu Deus, que livro bom! Nem cheguei ao fim ainda e já posso dizer que se tornou meu livro favorito. Se você gosta de histórias incríveis, românticas e surpreendentes, por favor, não deixe de ler!

VP - Se pudesse viver a história de um livro, qual seria?

P - Ai, essa é difícil... Tem tantas! Sempre sonhei em ser sugada para dentro de Harry Potter, poder estudar em Hogwarts e a coisa toda. Mas acho que nesse momento, devido a meu recente fascínio por Julieta (e pela Itália), eu seria a protagonista de Anne Fortier e me apaixonaria pelo maravilhoso italiano Alessandro.


VP - Que dica daria para quem tem uma boa história e quer escrever?

P - Comece, e continue escrevendo, não desista! Se as ideias vêm, escreva-as, não importa se você acha que ainda não é bom o bastante para fazer daquilo um livro de verdade. Como foi o meu caso, às vezes é necessário algum tempo para que possamos nos aperfeiçoar, e talvez tenhamos que reescrever tudo algum dia. Por isso, guarde o que já esboçou, leia muito e treine bastante. Algum dia você pode retomar aquela história e transformá-la em algo que outras pessoas poderão ler e se apaixonar.


VP - Faça agora um comercial, por que os leitores do blog vão gostar de ler "Uma princesa em meu lugar"?

P - Imagina como seria se uma princesa medieval aparecesse na sua sala de estar? Você trocaria de lugar com ela e iria viver como uma garota dos contos? Isso é o que acontece com Clara Martins, em "Uma princesa em meu lugar". Se você adora histórias de aventura, romance, com toques de contos de fadas, humor e tudo isso intercalado com a vida cotidiana de uma menina do século XXI que, nesse caso, está sendo vivida por uma princesa medieval... você vai querer saber no que isso vai dar, certo?


--------
Para encomendar o livro da Paula acesse: http://umaprincesaemmeulugar.blogspot.com/
Siga a Paula no twitter: @Paula_Ottoni

4 comentários:

  1. Olá meninas!

    Entrevista muito bacana, gostei! É bom vê que os autores nacionais estão crescendo cada vez mais!

    Beijokas :)

    ResponderExcluir
  2. Que bacana a entrevista :D O livro dela parece ser bem legal, to louca pra ler.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei a entrevista meninas !!
    Eu já conhecia esse livro , eu até divulguei ele lá no blog mas eu não fiz uma entrevista com a autora =/ mas vcs fizeram então parabéns , porque ficou ótimo , ela parece ser uma fofa e eu estou doida para ler seu livro =)
    beijinhos
    Clara
    http://oslivrosdeclara.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, amei a entrevista.A Paula é parceira lá do meu blog.
    http://nomeiodoslivros.blogspot.com/2011/08/divulgando.html
    Bjs

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)