segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O céu está em todo lugar ~ Jandy Nelson

"Às 16h48 de uma sexta-feira de abril, minha irmã estava ensaiando para o papel de Julieta e, menos de um minuto depois, estava morta.
Para minha surpresa, o tempo não parou com o coração dela.
As pessoas continuam indo à escola, ao trabalho, a restaurantes; continuaram quebrando bolachas salgadas em suas sopas, preocupando-se com as provas, cantando nos carros com as janelas abertas.
Por vários dias, a chuva martelou o telhado da nossa casa...
Todas as manhãs, quando me levantava, ouvia as incessantes batidas, olhava pela janela para a tristeza lá fora e me sentia aliviada, pois pelo menos o sol tivera a decência de ficar bem longe de nós."
----
Lennie Walker é uma musicista de talento, uma garota bonita e tem um ótimo senso de humor, mas opta por esconder tudo isso por trás da exuberância e sucesso de sua irmã mais velha Bailey... até o dia em que Bails morre de forma inesperada.
"Um dia, um garoto veio por trás dela e puxou seus cabelos longos.
Eu entendi o que ele fez… sinto-me da mesma forma.
Nas fotografias em que estamos juntas, ela está sempre olhando para a câmera e eu estou sempre olhando pra ela."
A profunda dor, o sofrimento visceral, os pensamentos, os erros e o recomeço de Lennie são mostrados a cada página de uma maneira que faz você sentir tudo com uma enorme intensidade. Vivendo as cenas.
Dois garotos (para uma garota que nunca teve nem meio!) aparecem em sua vida. Toby, o namorado de sua irmã, e Joe Fontaine, o garoto que a tira dos seus momentos melancólico de depressão. Um precisa dela o outro a cura. Ambos exercem um papel indispensável pra ela... Lennie acaba precisando ter os dois (de maneira diferente e impossíveis de julgar), mas vai descobrir que não dá pra viver sem fazer escolhas.

"As vezes é preciso perder tudo para se ENCONTRAR."
Não posso descrever em palavras os sentimentos fortes de reflexão e bem estar que essa história me trouxe. Tenho dois irmãos (a Gil vocês conhecem) e não tenho nem sequer uma boa lembrança que não os envolva de alguma maneira. Não me imagino sem eles. Jandy Nelson, com sua linda John Lennon, nos apresenta o que seria uma parte minúscula do sofrimento que tal perda pode acarretar.
Mas, "O céu está em todo lugar" não é só tristeza e dor. Trás grandes momentos felizes para o leitor. Boas lembranças. O amor nos faz suspirar, como sempre. Personagens ricos e emocionais aos quais me apeguei a cada virada de página.
Vovó é leve e bondosa, Big é o tio doidão que muita gente tem, Toby é um bom menino, Sarah é a amiga pra cima que não deixa a peteca cair e Joe... me deixa Joelirante!
"Anos atrás, estava deitada no jardim da vovó e Big perguntou o que eu estava fazendo. Disse-lhe que olhava o céu. Ele respondeu:
-Essa é uma concepção errada, Lennie, o céu está em todo lugar, começa aqui, aos nossos pés."
Fico muito feliz com algumas obras que encontrei (digo encontrei sim, pois ler o livro certo é uma descoberta) em meu caminho esse ano e agradeço por Jandy Nelson ter nos presenteado com essa história que é de marcar, profundamente, o coração de todos os que a lerem.

2 comentários:

  1. Tamy, que lindo esse trecho que você retirou do livro. Arrepiei e meus olhos se encheram de lágrimas. Se eu tinha dúvidas quanto a leitura do livro, sua resenha me convenceu.

    Bjs
    ParaisoEmPapel.

    ResponderExcluir
  2. Eu ADOREI a sua resenha e os trechinhos que você citou são muito bonitos! Fiquei com muita vontade de ler o livro!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)