sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A vez da minha vida ~ Cecelia Ahern

Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
Gênero: Comédia
Título Original: The time of my life
Classificação:


Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

------------------------------------------
Cecelia Ahern é mundialmente conhecida.
Ela escreveu um livro maravilhoso que deu origem a um dos filmes que não podem faltar no top list de filmes românticos favoritos de muitas garotas. O P.S., eu te amo. De modo que eu, uma criatura de expectativas, estava super animada para ler A vez da minha vida, segundo livro da autora publicado por aqui pela editora parceira Novo Conceito. Mas, ele foi... bom. É, eu gostei do livro, mas não o amei. Lucy tinha tudo pra ser divertida e uma personagem bacana como Holly (do P.S.), mas ela me pareceu tão deprimente em quase todas as suas atitudes que não houve como me ligar a ela.
Do começo... Lucy vem recebendo essas mensagens via correio sobre um encontro com sua vida, mas ela as ignora por que acha que sua sujeira deve ficar embaixo do tapete e que não há nada de errado em se esconder dos problemas e mentir descaradamente sobre cada aspecto de sua vida. Ela precisa de ajuda, mas não quer saber dela por que abandonou sua vida. E é aí que Vida entra. Vida é sim um personagem do sexo masculino (??) e com um senso de humor obscuro. Como a vida de Lucy. O começo, a coisa de você se acostumar com a vida de alguém ser um personagem fora dele mesmo é interessante, mas torna as coisas um pouco confusas da maneira como Cecelia escreveu. Não consegui me encontrar direito na história antes do meio, o que me incomodou um pouco.
"A Vida. Ora, era óbvio.
Minha vida precisava de mim. Ela estava passando por um momento difícil e eu não estava prestando atenção suficiente nela" - pág 8

Há os momentos de comédia, mas o romance não é o foco (por esse motivo classifiquei o livro como comédia, mas não como comédia romântica), já que o verdadeiro objetivo é que Lucy se apaixone por sua vida e saia do fundo do poço e volte a ser uma garota normal, com uma vida saudável e que não tenha hábitos de higiene tão questionáveis. Fiquei com nojo do apartamento dela. E não engoli o gato hermafrodita. Não mesmo.
Sobre Vida ser homem, a sensação que fica é que Cecelia queria justificar uma cena que tem na página 367 (leia pra saber), por que eu acho que se Vida fosse mulher as coisas poderiam ser mais lógicas, ou sei lá, talvez ficasse meio Diva Interior da Anastasia Steele, enfim nunca saberemos por que Vida é homem. E isso deixa algumas coisas estranhas.
"- Você continuará tão só, tão entediada e tão infeliz quanto estava antes de me conhecer. Mas será  pior porque você vai ter consciência disso. Você pensará nisso a cada segundo de cada dia." - pág 54
As cenas que mais gostei foram as de Lucy no seu (odioso) trabalho, as cenas com um número errado (novamente repito, leia pra saber) e o confronto de Lucy consigo mesma e suas mentiras. Achei os personagens rasos, a começar por Don (mas, entendo que o propósito do livro não é o romance romântico). Não houve sequer um momento em que eu tenha gostado de Blake... acho que meu personagem favorito, que aparece pouco demais pro meu gosto, é o irmão de Lucy, o Riley. Ele é legal de verdade... além de ser lindo e bem sucedido.
A mãe dela também é legal.
No mais o livro não é nada mal, mas eu esperava mais e isso é que é chato. Para o próximo ano prometo manter minhas expectativas sob controle para não me sentir frustrada. O que provavelmente não vou conseguir cumprir, por que tem tanta coisa legal das quais espero tanto que vem por aí que...

UPDATE:
Certeza de que vocês vão amar a música que escolhi para o livro! Haha! ;)

Um comentário:

  1. Ahhhhhhhhh não!! Kkkkkkk Nossa fazia séculos que não ouvia essa música do KLB :)
    Eu acho muito interessante o fato da vida dela entrar em contato com ela e vê se consegue fazer ela tomar jeito rsrs tenho tanta coisa pra ler que as vezes eu não me interesso por alguns livrinhos que são lançados tsc tsc mas como eu acho o enredo interessante provavelmente eu lerei (Curiosa para ver o que tem na página 367 rsrs) Beijos e Feliz 2013 meninas \o/

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)