domingo, 9 de outubro de 2011

Julieta ~ Anne Fortier

"Estas alegrias violentas têm fins violentos Falecendo no triunfo, como fogo e pólvora Que num beijo se consomem." 
(Romeu e Julieta, Ato II, Cena VI)

Romeu conhece Julieta em um baile. Os dois se apaixonam. Trocam juras de amor em segredo. São separados pelo ódio de suas famílias. E morrem de forma trágica, por falta de diálogo.
Certo, é mais ou menos por aí a história que Shakespeare contou, que já foi repetida e repetida em várias obras (filmes, série, livros etc...), mas não é a tragédia de Shakespeare que é retratada em "Julieta" de Anne Fortier.
O livro é dividido em duas histórias. Uma recente, outra contada há 600 anos. (Isso me lembrou um pouco "Era uma vez há muito tempo atrás...")
A protagonista é Julie Jacobs, ou Giulietta Tolomei, uma garota tímida que sempre se sentiu deslocada e estranha. Julie perde sua tia-avó Rosa logo no início do livro e, logo depois do funeral descobre que a tia deixou tudo o que tinha (casa, dinheiro) para sua irmã gêmea Janice (com quem Julie tem um péssimo relacionamento) e para ela apenas uma carta com instruções para uma louca caça ao tesouro e a verdade sobre seu passado.
Julie parte então para Siena, onde sua história começou há 600 anos. E essa é a história paralela. Um capítulo é dedicado a Julie e o outro a Giulietta Tolomei sua antepassada que se apaixona por Romeo Marescotti, mas esse jovens tem um final ainda mais triste que o de Shakespeare, graças ao ódio interminável entre os Tolomei e os Salimbeni.

"Se amor é cego, nunca acerta o alvo."

Amei cada linha desse livro.
Embora o plano de fundo da história seja uma trágica história de amor, com um final nada feliz, encontrei momentos de pura comédia na relação de Julie e Janice, por exemplo. Elas são irmãs, se odeiam, mas também se amam, na mesma proporção.
Para falar a verdade Janice, e não Julie, é minha personagem favorita no livro. Todas as vezes em que Janice está em cena não tinha como não rir. Ela é loca, divertida e sem noção. Além de ser altamente irritante.
E temos Alessandro. Não há como não suspirar por Alessandro e seu humor charmoso. Ele é um dos personagens mais ambíguos do livro. Você vai achá-lo bom, mas vai ter certeza de que é mau, mas então se torna bom novamente... enfim. Só lendo o livro para saber se ele é mesmo o Romeu de Julie, ou apenas o seu Páris.

UPDATE:

♫ Música para o livro: Love Story - Taylor Swift ♫

4 comentários:

  1. Oi, Tamy!

    Eu tenho esse livro aqui! Ganhei há alguns meses, mas ainda não tive oportunidade de ler. Mas estou doida pra ler! Sua resenha ficou muito boa.

    Beijo grande e linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Ai, que trágico! Preciso desse livro, amo tragedias!
    E fiquei curiosa! Acho que metade do mundo leu Romeu e Julieta, e eu aqui... VOu nem comentar!
    A resenha ficou bem legal!
    Beijosss
    Bianca,
    Book Mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é lindo, um absurdo! Amei cada capítulo e me emocionei bastante com ele <3

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia a história do livro, mais depois da sua resenha fiquei bem interessada, já que você gostou muito! Essa capa ficou super legal, e combinou com a história! Depois de ler Julieta Imortal, quero ler esse!
    Bjos

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)