sábado, 15 de outubro de 2011

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen ~ Cora Harrison

Tenho que dizer... esse livro é lindo demais!
Basicamente, todas as pessoas que me viram com ele nas mãos (no ônibus, no inglês, no trabalho...) diziam coisas como : "que bonitinho", "que fofo", "what a cute book!" "é tão... rosa" e por aí vai.
Esse livro é um dos mais bonitos desse ano (ele é tão bonitinho que está aqui enfeitando minha estante do computador!)
Mas, "Eu fui a melhor amiga de Jane Austen" de Cora Harrison, não é só um rostinho bonito!
A protagonista não é nossa amada e inovadora escritora inglesa e sim sua tímida e bonita prima Jenny (Jane) Cooper. Jenny e Jane estão internadas em um escola horrorosa para garotas, Jane até mesmo cai doente, e por isso Jenny se vê obrigada a fazer alguma coisa para salvar sua prima daquele lugar.
É assim que começa a história.
Assim que Jenny conhece seu príncipe encantado, o capitão Thomas Williams.
E assim que você passa a mergulhar em uma moderna visão do que foi a vida de adolescente de uma das escritoras mais queridas de todo mundo. Sim, por que através de Jenny conhecemos Jane de uma maneira particular... como uma melhor amiga faria.

"Durante a viagem fiquei desejando não estar sempre preocupada e ansiosa com as coisas.
Queria ser mais parecidas com Jane e só procurar me divertir o tempo todo." - pág. 110

O livro é um diário, onde estão registrados as dúvidas, angústias, os dias tristes e e alegres dessa garota que passou um ano inteiro junto aos Austens para ir de uma grande tristeza a uma vida de sonho.
Não quero falar muito do enredo, não é nenhum épico austeriano (a linguagem me incomodou um pouco no começo, me senti esquisita), por que sempre acabo falando demais. Mas, tenho a obrigação de dizer que vale a pena ler.
Você que é fã de Jane, como eu. Você que ainda não conhece Jane. Enfim, talvez esse seja um dos maiores méritos dessa história fofa, mostrar as novas gerações como Jane Austen é legal.
Sobre os personagens... não sei escolher meu favorito. Jane nem conto, mas não pude decidir entre a doce e tímida protagonista, seu príncipe em cavalo branco capitão Williams (suspiro) que é um perfeito mocinho, Cassandra, Henry, Sra. Austen (eu a amei tanto), Edward (*-*)... ai e a prima Eliza! Prestem atenção a essa divertida personagem! Morri de rir com suas cenas e falas desbocadas.
Posso dizer quem detestei, isso é mais fácil. O terrível irmão de Jenny, Edward-John e, principalmente, sua cunhada Augusta são de longe os únicos de quem não gostei. Em especial Augusta que lembrou muito a Fanny de "Razão e Sensibilidade".
No fim do livro há algumas histórias interessantes com respeito à pesquisa que Cora fez para o livro, o que torna tudo ainda mais bacana.

UPDATE:
♫ Música para o livro: Enchanted - Taylor Swift ♫
*veja a tradução como tem tudo a ver! aqui*

5 comentários:

  1. EEii
    Parabéns pelo blog! ( É muito bacana mesmo)
    Ain, amo os livros da Jane!
    Nossa a Cora deve ter se deparado com tanta coisa interessante pra poder escrever o livro...( quero esse livro pra ontem...e que cap amais fofa heim!)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Aaah, nunca li nenhum livro da Jane Austen, mas fiquei com vontade de ler esse aí! Parece ser uma história muito fofa!
    E a capa realmente é linda! *_*
    beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Amo esse livro! A mãe da Jane me lembrou a mãe da Lizzie! E a música da Taylor é tudo haver com o livro :)

    ResponderExcluir
  4. Que lindo.
    Como sou fã dela quero ler vai para meu skoob.
    Gostei da música também.
    Parabéns
    Bjs

    será um prazer ter a sua visita no meu blog.
    http://mahzinhasantana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada da Cora e nem da Jane.
    Essa capa toda bonitinha me conquistou, uma graça *-*
    A resenha ficou ótima, bjks.

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)