sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ENTREVISTA: Carol Sabar, autora de "Como (quase) namorei Robert Pattinson"

"Muito prazer, meu nome é Carol. Engenheira por formação, escritora por paixão."
É assim que nossa entrevistada de hoje, a mineira Carol Sabar, se apresenta na biografia do seu site (http://www.carolsabar.com.br/). Carol, para quem ainda não sabe, é a autora de um livro muito aguardado "Como (quase) namorei Robert Pattinson" (Jangada) que chega as livrarias esse mês!
O que está esperando para conhecer essa escritora que promete entrar para sua lista de favoritos? :)

 VERBOLOGIA PINK - Como decidiu se tornar escritora?

Carol - Eu sou engenheira e nunca tinha pensado concretamente em ser escritora, em publicar minhas histórias. Apesar disso, sempre escrevi um texto aqui, outro ali.
Quando comecei a escrever Como (quase) namorei Robert Pattinson, eu me viciei no processo criativo, na sensação de poder brincar com o que não existe, mas poderia existir. É muito gostoso ver a trama se delineando, ditar as regras de uma história até que as personagens ganhem autonomia suficiente e passam a decidir sozinhas; na maioria das vezes, sem pedir minha opinião (é sério, não estou de brincadeira). Meu sonho é continuar escrevendo e inventando histórias por muitos e muitos anos. Escrever é trabalhoso, às vezes desesperador, principalmente quando bate aquele branco, o pânico da tela vazia. Mas é o maior barato! Um caminho sem volta.

VP - De onde veio a ideia para seu livro "Como (quase) namorei Robert Pattinson"?

Carol - Era primeiro de abril e eu estava parada no trânsito engarrafado. Eis que se instala em minha mente a imagem de Robert Pattinson passando óleo bronzeador nas pernas de uma fã. “Uau!”, eu pensei, toda feliz. “Vamos lá, garota! Você precisa escrever isso”. E foi o que eu fiz. Cheguei em casa, dei um “Oizinho!” para a galera e,  logo depois, um “Tchauzinho!”. Eu me isolei no meu quarto e comecei a digitar. As demais ideias foram surgindo pouco a pouco, ao longo de muitas noites insones e muito trabalho na frente do computador. Pesquisei muito, principalmente sobre o estilo de linguagem do gênero literário em questão, comédia-romântica jovem adulto.

VP - Como está a expectativa para o lançamento?

Carol - A expectativa é angustiante! Estou doida para saber o que os leitores vão achar de uma história que surgiu tão despretensiosamente na minha cabeça. É estranho saber que tantas pessoas vão conhecer a Duda, o Miguel e todos os outros personagens tão especiais para mim. Ai, meu Deus! Que loucura!

VP - Quais seus autores favoritos?

Carol - Fernando Sabino, Machado de Assis, Luis Fernando Veríssimo, Claudia Tajes, Paula Pimenta, Carlos Drummond de Andrade, Khaled Hosseini, J.K. Rowling, Meg Cabot, Sophie Kinsella e, claro, Stephenie Meyer.

VP - O que anda lendo?

Carol - Estou lendo Fallen, de Lauren Kate.

VP - Que dicas daria quem sonha em ser escritor?

Carol - Ler muito. Escrever muito. São as duas dicas essenciais.
Não dá para imaginar um guitarrista dizendo “eu não gosto de ouvir música”, dá? Ou ainda: “eu não gosto de ensaiar para um show”. Não existe mágica. Não existe escritor que não goste de ler. Ler vem antes de qualquer outra coisa. Antes mesmo de escrever. Em minha opinião, escrever é uma questão de amor, sim, mas principalmente de prática. Quanto mais se faz, melhor se faz.
Além disso, é preciso disciplina, foco, perseverança e paciência.

VP - Para terminar... por que as pessoas devem ler "Como (quase) namorei Robert Pattinson"?

Carol - Porque rir é muito bom! Como (quase) namorei Robert Pattinson é uma leitura leve, com pitadas de suspense, muitas aventuras, paixões e principalmente, muitas reviravoltas. Os fãs mais apaixonados por Crepúsculo vão se identificar imediatamente. A Duda é inspirada em todas as garotas que sonham em encontrar o vampiro encantado de suas vidas, já que o príncipe no cavalo branco está tão fora de moda!
Mas a Duda, apesar de viciada no Robert Pattinson, vive suas próprias histórias e experiências. Quem não leu a saga Crepúsculo vai entender e rir da mesma maneira.


----------------------
Siga a Carol no twitter @CarolSabar


QUER LER OS DOIS PRIMEIROS CAPÍTULOS DE 
"Como (quase) namorei Robert Pattinson"?

4 comentários:

  1. Olá meninas!
    Ótima entrevista..gente no trânsito ela teve essa imaginação "Robert Pattinson passando óleo bronzeador nas pernas de uma fã". uau..e que bela imaginação..Espero poder ler o livro, pois parece bem legal e cheio de humor..

    Sucesso para a Carol!

    Vi o Rt acho da Paula sobre estar na bienal e acabei conhecendo o blog de vocês, que é lindo, já estou seguindo. Como vi que vcs deram RT na frase imaginei que fossem de SSA, e aqui vi o barner da bienal..então sim, são de SSA rs..vim conferir, pois não vejo muitas blogueiras daqui, exceto algumas meninas do clube do livro rs..

    rs a GiAlmeida..minha xará rs chará
    É sempre bom ver mais um blog baiano..

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tammy!
    Eu adorei a entrevista com a autora, ela me pareceu ser uma pessoa super simpática e atenciosa!
    Estou louca para ler este livro, apesar de não ser fã do Robert Pattison rs.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Que cute o livro! Eu queria ser essa fã rsrsrs Tenho uma (um tombo) queda pelo Rob.
    Parece ser engraçado!
    Beijosss
    Bianca,
    Book mania
    http://bookmaniablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que entrevista deliciosa! :) Ri muito!
    Não há dúvidas de que eu vou querer ler este livro.
    Parabéns pela entrevista Tamy.
    E parabéns a autora pela criatividade.

    Bjs.
    Paraíso Em Papel

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)