sábado, 19 de janeiro de 2013

Legend ~ Marie Lu


Editora: Prumo
Páginas: 256
Gênero: Romance/ Distopia
Título Original: Legend
Classificação: 

Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos. 
                                                    ------------------------

Mais uma distopia, sim senhores! Estava comentando hoje com minha irmã, que por acaso vocês conhecem, que estamos cheias de primeiros livros de série, que provavelmente deveríamos simplesmente completar nossas coleções antes de comprar outros começos, mas... NÃO DEU!
Olhei para Legend na minha livraria favorita e pensei: isso, com certeza é uma distopia. Sou uma distomaníaca (segundo meu corretor ortográfico, não existe tal palavra, mas passa a existir a partir de agora ok? (:), e acabei por ler o resumo, e as orelhas, e folheá-lo, sentindo seu cheirinho de novo... ok, parei. Mas, enfim ele está aqui agora, eu comprei mais um primeiro volume de série e estou aguardando com ansiedade mais uma continuação. A história é sobre June Iparis (amei esse nome!). E sobre Day.

"Minha mãe costumava ter esperança de que eu renasceria de minhas humildes raízes, de que me tornaria bem-sucedido, e até famoso.Famoso eu sou, mas não da forma que ela tinha em mente." pág. 27
June e Day são praticamente Romeu e Julieta, ou a Dama e o Vagabundo. Estão em lados opostos do regime sob o qual vivem. O regime da República é militarizado. Enquanto June foi treinada desde pequena para amar, respeitar e defender seu país dos inimigos, Day tenta apenas sobreviver um dia após o outro, protegendo sua família, sem que eles nem ao menos saibam que ele está vivo.
June sempre teve uma espécie de admiração pelos feitos de Day, o criminoso mais procurado da República, por sua bravura, por ele não jogar de acordo com as regras e por ser famoso por fazer coisas praticamente impossíveis.
"Corre por aí que Day uma vez escalou cinco andares em menos de oito segundos." pág. 19
June é uma superdotada. Eu a amei, em todos os momentos... o que é bem difícil de acontecer com as protagonistas de hoje em dia. Gosto muito dela (não o suficiente para substituir Juliette ou a Tris) é minha personagem favorita no livro. Day também é maravilhoso e tem uma esperteza fora do comum. Um cara que não teve nenhuma oportunidade na vida e consegue se superar. Gostei da sinceridade dele, sua autoconfiança um pouco arrogante e do jeito carinhoso que ele tem com quem ama. Eles teriam tudo para nunca  se cruzarem, mas algo inesperado acontece... Metias, irmão mais velho de June, é assassinado e Day é o único culpado possível.
Começa aí uma perseguição à Day, enquanto ele tenta encontrar a cura para seu irmão que acaba de contrair a praga que está assolando a parte pobre do país. E June é quem vai comandar a operação.
Não quero soltar spoiler, o que vocês, que já acompanham o blog, sabem que é difícil quando gosto do livro do jeito que gostei desse. Mas, quero falar de como a autora criou um casal jovem, mas maduro o suficiente para se conhecerem e entenderem bem rápido o que sentiam um pelo outro, apesar de todos os obstáculos que estão entre eles. Como June pode aceitar sua admiração crescente por Day , quando ele tirou a vida do seu irmão? Como Day poderia se apaixonar por uma garota que defende o governo que destruiu sua família? Mas, eles se enxergam através dos problemas, percebem que são muito diferentes, porém muito semelhantes. E, embora lutem contra o que está acontecendo, é impossível para eles evitarem se tornaram aliados e amigos.
Isso tornou a leitura, pesada por causa da violência, da maldade e da frieza de alguns dos personagens e da tristeza que injustiça trás, um pouco mais leve e doce.
"Depois de um instante, June pega minha mão e a pressiona contra seu rosto. Seu toque faz que um calor gostoso percorra meu corpo. Ela é fascinante. Morro de vontade de puxá-la para junto de mim, comprimir meus lábios nos dela, e desfazer a dor que vejo em seu olhar." pág. 193
Todos os personagens são bons, consistentes e tem seu espaço. Alguns deles, inclusive, nos dão a ideia do que vem por aí nas continuações. Tudo amarradinho, redondinho. Eu amei conhecer mais essa história distópica! Essa onda, com certeza, é a melhor coisa em anos! Estou encantada!
A estreante Marie Lu sabe montar seu cenário e dar vida a seus personagens. E o trabalho da editora Prumo com a série é praticamente perfeito (achei alguns errinhos, mas é coisa de estudante de letras crítica) e sou muito feliz por que você estão publicando a série por aqui.
"Será que se Metias e Day tivessem se conhecido em outro lugar, que não as ruas do fundo do hospital, teriam se aliado?" pág. 209

UPDATE MUSICAL
Duas músicas foram escolhidas para a história. Uma para Day, outra para June. Esperamos que gostem!

Flightless Bird, American Mouth ~ Iron & Wine para Day *-*

How does it Feel ~ Avril Lavigne para June Iparis (lindo nome não?)

4 comentários:

  1. Amei a resenha! Esse livro sempre me chamou a atenção, por esse motivo pretendo lê-lo ainda este ano. :3

    Larissa,
    garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. OMG! Estou louca pra ler esse livro, amo distopias e só tenho lido resenhas positivas dele.
    Quero ler!!!

    Beijos!
    http://livrosetsurus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. *--------* Segunda resenha que leio de "Legend" e cada vez me sinto mais orgulhosa (Motivo: Comprei ele em pré-venda e bem baratinho, e olha que quase nunca compro livro em pré-venda... mas a sinopse dele me encantou! E olha que já estou meio me cansando de distopias MAS, adorei Legend)
    Vai ser minha próxima leitura! Linda Resenha :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. TODO mundo está falando desse livro. Acho que sou o único que ainda não leu. Parece que o livro 2 já lançou no exterior, o que me deixou com mais vontade de ler, pq não gosto de pegar livros sem ter pelo menos um livro da continuação. Desespero consome sabe!? Hahahaha
    Já está na lista de desejados e assim que tiver tempo (R$) eu leio.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)