segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

200 anos da história mais romântica de todas!

Que dia feliz!
Hoje nós, fãs de Jane Austen, celebramos sua genialidade ao criar personagens que marcaram para sempre a história das artes no mundo inteiro. Sim, por que Orgulho e Preconceito não é apenas um livro. A história de Elizabeth Bennet e Fitzwillian Darcy já inspirou filmes, séries, pinturas, poemas, outros livros e muitos outros ramos da arte. É um verdadeiro marco histórico. E pensar que algum tempo antes de ser publicado o livro foi recusado... antes contava com o título Primeiras Impressões. Mas, Jane, conhecida por sua determinação e irreverência, decidiu que ia tentar mais uma vez e revisou a história toda, para torná-la o sucesso que é até hoje.
Para comemorar esse dia tão especial, selecionamos uma série de dicas (de leitura e TV) para os fãs da história.

Livros


Prom & Prejudice da Elizabeth Eulberg ainda não tem uma data de publicação no Brasil, mas nós já o colocamos aqui para criar expectativa! Dá uma olhadinha na sinopse traduzida pela Niii do blog Faz Parte:
Depois da folga de inverno, as garotas da prestigiada academia Longbourn ficaram obcecadas com o baile de formatura. Lizzie Bennet, que é bolsista em Longboum, não está interessada em vestidos de estilistas ou sapatos caros, mas sua melhor amiga Jane possivelmente – especialmente agora que Charles Bingley voltou de um semestre em Londres. Lizzie está feliz pelo começo do romance da melhor amiga, mas nem um pouco impressionada com o amigo de Charles, Will Darcy, que é esnobe e arrogante. Darcy não parece gostar de Lizzie tampouco. Mas ela supõe que é porque a família dela não tem dinheiro. Claramente, Will Darcy é um pomposo estúpido. – então porque Lizzie se sente atraída por ele? O orgulho de Lizzie e o preconceito de Will vão mantê-los separados? Ou eles serão um casal no baile de formatura?
Perdida, um amor que ultrapassa as barreiras do tempo, da Carina Rissi também está na lista! A protagonista Sophia não desgruda de seu exemplar de Orgulho e Preconceito e até ganha um exemplar novinho e recém publicado de seu amado Ian!

Eu fui a melhor amiga de Jane Austen nos apresenta uma versão mais nova da autora. Cora Harrison conta, do ponto de vista de Jenny, prima de Jane, como era a vida na casa da família Austen. É legal imaginar como pode ter sido a adolescência da escritora.

Cartazes & Filmes

Olha que lindinho!
Essa é a versão de 1940, com Greer Garson (uma Lizzie bem metidinha a besta) e Laurence Oliver (muito gel) como os protagonistas.
Abaixo uma das cenas mais conhecidas do livro, quando Darcy afirma que a aparência de Elizabeth é "tolerável", deixando a mocinha inconformada!
Oh Darcy, que sujeito desagradável! :)







Sem dúvida, uma das melhores adaptações do cinema (ninguém nunca me disse que desgostou do filme), com Keira Knightley como Miss Bennet. Acho a Lizzie da Keira minha favorita! E claro, Matthew Macfadyen, meu Darcy favorito!
Eu amo, amo, amo esse filme (tu dum tsss).








Séries
Pra terminar fiquem com algumas indicações de séries para vocês assistirem online os primeiros capítulos! (:

Pride and Prejudice BBC (1995) Clássica e com Colin Firth no elenco. Nessa minissérie temos a antológica cena em que Darcy sai da água... enfim, pura emoção! rsrsrs




Lost in Austen (2010) Uma comédia-paródia. Nela uma fã de Orgulho e Preconceito tem seu sonho realizado e acaba indo parar dentro da história. Muito boa! Assisti em um dia só!



Lizzie's Diary (2012/2013) Um vlog de Elizabeth Bennet muito divertido e com capítulos curtinhos. Bem divertido e moderno. Uma indicação da nossa amiga e super fã da Austen, Elisama que tem um blog chamara Miss Austen!

 

E aí?
Curtiram as dicas?
Escolha a sua e comemore esse dia tão especial!

7 comentários:

  1. Own, Tammy, simplesmente A - M - E - I !!
    Pode pensar nesse livro e filme e me associar nele, pois são os meus favoritos de todos os tempo para os dois gêneros s2
    Sou incorrigivelmente apaixonada pelo MEU Mr. Darcynhoooooo e claro ele por mim, além de me amar ardentemente, então tire seus zoio tortinho dele que não tem chance alguma!!
    E não, não divido nem com as amigas sou egoísta!!!
    .
    .
    Gostei das dicas de série e dos livros, quero ler cada um deles que indicou aí e assistir a série, vou ver se consigo tempo esse findi e baixo ela |õ|
    beliscões carinhos - por encanto, pois se ficar com os olhos de TANDERA no que é MEU não será carinhoso de forma alguma- avisado rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo seus comentários! kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Divide com a galera aí sua gulosa! <3

      Excluir
  2. Adorei seu post! P&P foi um caso de amor à primeira vista que eu nem sei direito como foi que começou. E é assim com tudo que se originou a partir dele hahahaha! Adoro todas as adaptações, sou fascinada pelos livros cujos romances se inspiram em Darcy e Lizzie, e apesar de já ter lido o livro há um milhão de anos, quero ler de novo em breve :) É amor pra vida inteira hahaha!
    Beijocas

    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li nada da Jane, sendo que tenho 3 livros dela aqui. as já vi o filme Orgulho e Preconceito, e com certeza entrou para os favoritos, adorei!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada meninas :)

    Vocês são ótimas. Miss Austen é o meu blog rs

    Aliás, Tamylane você não foi mais lá.Quero vocês lá também. Agora estou podendo vir aqui.

    Também fiz um post sobre os 200 anos.
    http://missaustenofficial.blogspot.com.br/2013/01/bicentenario-de-orgulho-e-preconceito.html

    ResponderExcluir
  5. Realmente!
    Adorei o post!
    Amamos Mr, Darcy
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amo Orgulho & Preconceito <3 Conheço tudo que você apresentou e o filme de 2005 é um dos meus favoritos!!!
    Matthew Macfadyen como Darcy me tirou o sono em muitas noites kkkkkkkkk Amo o livro, amo o enredo, amo os personagens enfim amo tudo! Post maravilhoso! Beijos

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)