terça-feira, 20 de março de 2012

Um Dia ~ David Nicholls



Editora: Intrínseca
411 páginas
Classificação:
 




15 de Julho de 1988. Emma e Dexter se conhecem na noite da festa de formatura. Amanhã eles seguirão caminhos diferentes.
Mas onde estarão nesse mesmo dia um ano depois? E nos anos que se seguirem?

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Tinha ouvido críticas boas e ruins sobre esse livro. Alguns diziam que era o melhor livro que já leram,  outros que era uma narrativa lenta e cansativa, e que esperavam mais dele. E eu continuava doida para ler, para saber qual seria minha opinião da história. A verdade é que já tinha visto o filme e me emocionado com o romance entre Dexter e Emma, e quando li o livro ocorreu o mesmo. Creio que o filme foi fiel ao livro em pontos importantes, mas, as mudanças sempre existem.
David Nicholls nos apresenta um romance muito bem escrito e que me trouxe as sensações esperadas, algumas risadas e lágrimas. A leitura em alguns pontos se tornou mesmo lenta, e no início demorei um pouco para me envolver nela. Mas, a história é realmente muito bonita.
"Bom, eu não acho você chata. - Pegou a mão dela - Você nunca vai ser chata para mim. Você é uma em um milhão, Em."
-pág. 78 
Em já sabia o que queria ao concluir a universidade, escrever seu primeiro livro e se tornar uma escritora. Dex não faz planos para o futuro, nem sequer pensa nele. Emma escreve cartas de dez ou mais páginas para ele, Dexter manda cartões postais dos lugares aos quais viaja,  escrevendo apenas alguma frase. Mas, apesar de fazerem escolhas e tomarem caminhos diferentes os dois continuam fazendo parte um da vida do outro.
Os capítulos são marcados pelo dia 15 de Julho durante vinte anos, com encontros, telefonemas, risadas, brigas e reencontros.
"- Ainda tenho a carta que você me escreveu. É uma carta linda, eu gostei muito.
- De qualquer jeito, eu deveria ter tentado entrar em contato. A gente precisa ficar junto com os amigos, não é? Aceitar as agressões."
-pág. 283
"Em e Dex, Dex e Em ..."


É mesmo uma grande história de amor, amizade, lealdade... Existem muitos aspectos cativantes nesse romance.
----------------------------------------------------------------
Se ainda não conhece o filme, confira o trailer logo abaixo:


9 comentários:

  1. olá Giil!!!

    Li o primeiro capítulo desse livro e não gostei muito... mas a sua ótima resenha me fez pensar diferente, parece mesmo ser um bom livro! rs

    Beijos!

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom, comprei esse livro e ainda não li. Antes pretendo terminar a leitura de Orgulho e Preconceito que tá amarrada...
    Espero gostar.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha assistido ao trailer. Arrepiei.
    Vou tentar ler, assim que puder.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc gostou do livro! Realmente já vi tantas críticas negativas quanto positivas, então fico meio sem saber o que vai ser, né? É uma história que divide opiniões...
    Tenho o livro, mas ainda não li e também não quis assistir o filme antes de fazer a leitura... Resta saber se irei gostar rs

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  5. meninas, mais um livro que quero ter.
    Também já critica boas e ruim a respeito do livro, mas sou dessa que tiro a minha própria depois que estou lendo vai da química que tenho com o livro, e gostei de sabe que o filme foi fiel ao livro, sendo assim que gosto, por isso só irei assistir quando ler.
    bjs
    http://mahzinhasantana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Eu tenho muito medo de ler este livro e ficar triste pelo casal principal.
    Mas você diz que é uma grande história, vou confiar viu!!
    Muito boa a resenha. Livro é lindo!
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei o livro. gostei bastante da escrita do autor.
    Uma história muito bonita e comovente.
    o/
    beijos
    boa sexta

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  8. *-*
    Eu sou adepta da turma "melhor livro do ano de 2011"! Menina, quando li, gente do céu, me apaixonei! Odiei Dexter por longos capítulos e me vi na vida de Em. E a história vai mudando, mudando, os personagens vão amadurecendo e até Dex se tornou um personagem bom pra mim, daqueles que se pudesse, eu faria questão de conhecer pessoalmente!
    \o

    Ainda não vi o filme, tô com ele aqui no PC (caham) e acho que vou me emocionar demais... Oh God!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li esse livro, só assisti o filme apesar de ter gostado do filme não curti muito o final mais fazer o que né. Espero que o livro seja bom, pois gosto muito dos livros do David Nicholls.

    Gostei muito da resenha, parabéns.

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)