quinta-feira, 16 de maio de 2013

A Luz através da Janela ~ Lucinda Riley

Editora: Novo Conceito
Páginas: 544
Gênero: Romance/Drama
Título Original: The Light Behind The Window
Classificação:


A Segunda Guerra Mundial deixou muitos destroços e segredos familiares principalmente na família de Emilie, os De La Martinières. Quando sua mãe faleceu, deixando o legado do château da família para ela, a única herdeira, Emilie fica devastada e quer vender tudo para que possa voltar à sua rotina comum de veterinária. Entretanto, Sebastian Carruthers aparece em sua vida para ajudá-la a cuidar de toda a documentação e a consola nos momentos mais difíceis. Emilie se apaixona pela sua gentileza e decide se casar com ele. Assim, ela se muda para a casa do marido, Blackmoor Hall, em Yorkshire. Contudo, a vida que ela, ingenuamente, pensa estar começando bem, trará a ela muitas surpresas e revelações do presente e do passado de toda uma geração. 
"Era uma estrada que não a levaria a lugar algum. Emilie decidira, há anos, que era melhor viver a vida sozinha. Dessa maneira, ninguém poderia magoá-la ou decepcioná-la novamente. E, com esse pensamento firmemente entrincheirado em sua mente, conseguiu adormecer." -pág. 53
Depois de ler "A Casa das Orquídeas",  criei grande expectativa de ler outro livro da Lucinda Riley. Quando comecei a ler "A Luz através da Janela" estava empolgada com a leitura, mas acabei deixando o livro por algumas semanas no início dele, porque ganhei um livro que estava ainda mais interessada em ler. Mas, quando retomei me peguei lendo ele a todo momento! Não consegui largar até desvendar todo o mistério envolvendo os De la Martinières.

A história é dividida em duas épocas que no decorrer da narrativa se intercalam, o tempo atual, no qual Emilie  tenta lidar com uma grande reviravolta em sua vida, e a época da segunda guerra mundial, quando Édouard, Sophia e Constance enfrentavam os terrores deste grande conflito na França.

Emilie é uma veterinária que espera apenas poder ter uma vida simples, totalmente diferente de sua mãe, Valérie De la Martinières, que levava uma vida glamourosa e aparentemente tão ocupada que parecia não ter um lugar para ela. Mas, com a morte de Valérie, ela se torna herdeira de todo o patrimônio dos De la Martinières. Com tudo acontecendo tão de repente em sua vida e sem saber como agir, Emilie gostaria que alguém pudesse socorrê-la. Ela acaba se casando com Sebastian, um homem prestativo e carinhoso. Mas, será que ela realmente o conhece? Será que não foi uma decisão precipitada? Ela vai morar com ele na velha propriedade da família, na Inglaterra. Lá, Emilie descobrirá que a vida de seu marido também contém muitos segredos, incluindo um irmão mais novo, Alex, que aparentemente não é o problemático, egoísta que Sebastian insistia em alertá-la. Mesmo que as coisas estejam ainda mais conturbadas em sua vida ela terá que tomar uma séria decisão: O que fazer com o château, o lugar onde passou toda a sua infância? Simplesmente vênde-lo? parecia a melhor ideia para Emilie, até que ela começa a conhecer a verdadeira história de sua família, uma história cheia de marcas profundas que deixaram consequências que afetarão o presente.
"Os residentes do château De la Martinières despertaram com a alvorada da região de Provença. Aqueles que estavam acima do nível do solo andavam de um lado para o outro nervosamente, os que estavam abaixo também sentiam medo, temendo o sol que subia no céu." - pág.425
Constance Carruthers é uma mulher inglesa que é recrutada pela SOE para servir na França, pensando que seu marido está morto ela decide aceitar a proposta. Connie é treinada, ganha uma nova identidade e se muda para Paris. Porém, a rede que a apoiaria no país foi descoberta e ela é forçada a abandonar todo seu plano. Seguindo as instruções do plano B, dada pelos agentes ingleses, ela parte a procura do "Herói",  nome pelo qual Édouard, o pai de Emilie, conde De la Martinières, é conhecido. Contudo, o que poderia parecer um alívio para Connie, ser acolhida por uma família de prestígio, se torna surpreendentemente arriscado. Èdouard na verdade está envolvido em algo extremamente perigoso por manter amizades com os inimigos para descobrir seus planos. Assim, Constance se junta a família mais uma vez sendo totalmente afastada de sua realidade, sem poder contar a ninguém onde está, nem mesmo aos seus companheiros agentes. E, logo quando o esquema da família é desmascarado, começa o tempo de fuga, insegurança e medo para todos os De la Martinières,  ainda mais com o romance entre Federick um oficial alemão e Sophia a jovem e bela irmã de Èdouard.
"- Casa... - Connie sussurrou. Uma palavra simples que resumia tudo o que mais desejou naqueles últimos dezoito meses."- pág. 452
Com cenas fortes, essa parte da história me deixou apreensiva em vários trechos enquanto conhecia o passado cheio de complicações e segredos dos De la Martinières  Os poemas escritos por Sophia dão um toque a mais na história, um pouco de beleza e ao mesmo tempo de tristeza. Nos fazem conhecer o ponto de vista de Sophia da história, e isso foi importante pra que eu construísse minha opinião sobre a personagem.

O enredo me prendeu bastante. Gosto quando a história me faz especular mil vezes o final, quando tudo não é tão óbvio. Torci até o fim pelos personagens que gostei, fiquei revoltada com a crueldade de um certo personagem e não consegui ler uma parte muito forte do livro, quando vocês lerem irão entender. Mas, o livro também fala sobre perdão, amizade e amor verdadeiro. Então, preparem seus lencinhos!






---------------------------------------------------------------------------------------
No mês de Maio está rolando Top Comentarista! Comentou no post? Então clique nesse selinho e preencha o formulário!

6 comentários:

  1. que capa MAIS LINDA *-* sério, me apaixonei pela capa UAHSUHAS
    a resenha também está ótima!
    Já coloquei na lista e já comprei meus lencinhos haha
    beijos

    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
  2. Não li nada da autora, mas tenho muita curiosidade pelos livros delas.
    Gostei da resenha, mas não me interessei muito pelo livro.
    Não é muito o q eu leria no momento, mas parece ser uma otima leitura!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas fiquei bem entretida com a resenha.
    Acredito que o mesmo acontecerá com o livro. Quero descobrir os mistérios dos De la Martinières :D

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de dramas misturados com romances, são meus favoritos.
    Acho que vou preparar meus lencinhos mesmo, porque toda vez que leio livros desse estilo eu choro e esse acho que não vai ser diferente.

    ResponderExcluir
  5. Não curto muito histórias assim, que se passam em duas épocas diferentes. Acho que não gostaria muito desse livro por isso rs

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  6. Li "A Casa das Orquídeas" e me apaixonei pela escrita da autora, eram dois tempos e ela magistralmente conduzia o enredo :) E pode deixar Gill já irei preparar meus lencinhos para quando A Luz através da Janela chegar aqui em casa ^^ curiosa para saber sobre as cenas fortes :P sou a curiosidade em pessoa kkkkkkk
    Beijos, Jhey!
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)