sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Diário de Suzana para Nicolas ~ James Patterson

Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Gênero: Romance/Drama
Título Original: Suzanne's Diary for Nicholas
Classificação:

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. 
------------
O primeiro livro que li de James Patterson não poderia ter sido melhor escolhido. Sempre tive muita vontade de ler "O Diário de Suzana para Nicolas", e apesar das minhas expectativas serem grandes para o livro, elas foram superadas. O livro intercala a visão de Katie e Suzana. Eu esperava outra coisa da história, outro rumo e não imaginava que ela mexeria tanto comigo. 

Katie Wilkinson estava muito feliz com o rumo que sua vida estava tomando, principalmente porque sentia que muito em breve seu namorado Matt a pediria em casamento a qualquer momento, mas ao invés disso ele terminou tudo e foi embora. E como se não fosse suficientemente confuso ter que lidar com essa situação, Katie acha um diário em sua porta com uma carta de Matt pedindo que ela o leia e esperando que depois disso ela possa tentar entender os últimos acontecimentos. O Diário de Suzana para Nicolas.

Suzana é uma médica que depois de sofrer um infarto resolve mudar completamente sua vida, ir embora de Boston e morar em uma ilha distante da agitação da cidade grande, Martha's Vineyard. Era tudo o que ela precisava, afastar-se de todo o estresse e correria de seu antigo trabalho e aplicar a lição das cinco bolas.
"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez." -pág. 23
E depois de compreender essa lição Suzana sente que finalmente sua vida está equilibrada. Só que ela não imaginaria que poderia melhorar ainda mais, não até ela conhecer Matt Harrison.
Matt Harrison, o mesmo Matt que depois de passar um ano com Katie pôs um fim no relacionamento deles, quando as coisas pareciam perfeitamente bem.

Fiquei encantada pela forma que James Patterson criou a história, tão emocionante, tão natural, e cheia de momentos simples que trazem verdadeira alegria. O valor de ser feliz com que você possui, de considerar tudo o que se tem como um grande presente, de amar os amigos e a família, do amor.
"Espero que você consiga tudo o que quiser quando crescer, mas acima de tudo, amor. Quando o amor é verdadeiro pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma." -pág. 85
Creio que nunca me emocionei tanto lendo um livro até agora! Com lencinho a postos tive que enfrentar aquilo que viesse nas próximas páginas mesmo que eu já estivesse em pedaços. E no fim senti que depois de todos os altos e baixos os personagens tiveram um desfecho que trouxe alívio. (apesar de não estar cem por cento feliz, vocês entenderão quando lê-lo o porquê.)

É uma leitura que recomendo, linda, alegre, triste, doce, forte.
Espero poder ler mais obras românticas do autor em breve.

2 comentários:

  1. Eu tenho esse livro e já li.
    Sim, simplesmente emocionante!
    Contudo leia O Clube das mulheres, os suspenses policiais dele são MARAVILHOSOS!

    ResponderExcluir
  2. Que quotes lindos! Muito amor eles!
    Já li alguns livros do autor (Os mais arrojados ahah os policiais mesmo) e quando eu comprei O Diário de Suzana para Nicolas foi por uma curiosidade de ler James Patterson em outro estilo, pelo visto não irei me arrepender da compra (Eu ainda não li ele, falta de tempo)
    Bjs

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)