sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Abadia de Northanger ~ Jane Austen




Editora: Martin Claret
Páginas: 280

Classificação:




Considerado o mais ligeiro e divertido livro de Jane Austen, A Abadia de Northanger conta a história de Catherine Morland, jovem fascinada por romances góticos e possuidora de vívida imaginação. 
Em meio aos passeios e bailes da sofisticada sociedade de Bath (onde se depara com coqueteria, insinceridade, vaidades e intrigas) e à estada na Abadia de Northanger (onde se depara com os perigos de se deixar arrebatar pela imaginação), esta ingênua e íntegra heroína encontra o amor, bem como passa a conhecer melhor a natureza humana. 

Preciso dizer que sou apaixonada pelos livros da Jane Austen! Mesmo não figurando minha lista de favoritos, a história de Catherine Morland é mais uma grande obra de Jane, muito bem escrito e divertido.

Encantada por romances góticos, com um grande poder de imaginação, Catherine chega a Bath cheia de expectativas, afinal a vida em Fullerton não era bem o que ela considerava animada. Por isso ao receber o convite dos Allens para acompanhá-los ela não hesita, e passa a conhecer um novo estilo de vida recheado de bailes e novos conhecidos.
E entre esses conhecidos, está o Henry Tilney, que não ganhou meu coração como Mr. Darcy (até mesmo porque creio que isso seria impossível) , mas, é mais um mocinho apaixonante criado pela autora, que é ótima em criar heróis de arrancar suspiros. Mas, eis o que fez com que ele não ganhasse meu coração: não achei ele assim tão marcante na história. Não que Henry seja um personagem fraco, pois ele é tão fofo que acabei me encantando por ele! Só que como já citado o romance não é tão explorado assim no livro, o que tem mais espaço na narrativa é a criatividade e a paixão por histórias da mocinha. Não temos um grande vilão, mas, os antagonistas da história não ganharam minha simpatia antes mesmo de serem revelados seus verdadeiros caracteres. 
"E agora posso entregar a minha heróína a uma noite insone, que é o quinhão da verdadeira heroína; a um travesseiro coberto de espinhos e molhado de lágrimas. E ela pode dar-se por feliz, se tiver mais uma boa noite de repouso nos próximos três meses"
-pág. 98
Outra coisa que deixou o livro mais interessante foi a forma de narração que a autora utiliza, de vez em quando, Austen dá suas opiniões, como se explicasse ao leitor como funciona um romance. Inclusive, ela aproveita para fazer uma defesa dos estilo em determinada parte do livro! Afinal, por alguns naquela época os livros de romance eram tidos como algo fútil, e como literatura feita apenas para mulheres. Mas, o nosso mocinho da história não é dessa opinião, e creio que Jane fez essa escolha para mostrar que romances devem mesmo serem lidos, inclusive por homens.
Indico o livro para aqueles que gostam das obras de Jane Austen, os famosos romances de arrancar suspiros da autora valem mesmo a pena serem lidos!







3 comentários:

  1. Sempre tive vontade de ler um livro da Jane Austen, mas nunca tive a oportunidade. Esse livro parece ser bem meu estilo. Ai, ai... mais um pra minha lista quilometrica. hehe

    ResponderExcluir
  2. Eu amo Jane Austen <3 Sou apaixonada pela escrita dela, são poucos os livros dela que ainda não li e A Abadia de Northanger é um dos que não li, gostei muito da resenha e como já tenho o livro aqui em casa eu vou colocá-lo na frente de outros para eu ler logo
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie Gil ;)
    Querida sou tão fã da Asten quanto você.
    Mas esse livro aida não tive oprotunidade de está lendo, contudo verei se farei isso ainda esse ano!
    E como assim, apaixonada pelo MEU Mr. Darcy?!
    Sorry, por vc pois ele é fiel e me ama ardentemente! Suspirando aqui. Aaahh hehehe
    Bjs
    http://mahzinhasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)