terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ENTREVISTA: Mary Hogan, autora de "Rostinho Bonito", "Um beijo pra Valer" e "A garota perfeita"

[Logo abaixo da versão traduzida da entrevista vocês podem conferir a versão original em inglês]
[Bellow the tranlated version of the interview you can check the original english version]

"Be yourself. Everyone else is taken." - Oliver Stone

Essa é a frase em evidência  no site da autora Mary Hogan, e resume a visão da escritora do que a literatura deve levar às pessoas. Muito simpática e divertida, Mary aceitou ser nossa primeira entrevistada do ano de 2012! Reparem em uma das últimas perguntas, Mary manda um recado em português! Fofa! Corram pra ler!

VERBOLOGIA PINK - Quando você decidiu se tornar escritora?

Mary Hogan - Eu sempre fui boa em fingir. Eu costumava usar meias pretas da minha mãe na cabeça e fingir que era a Cher. Então, eu acho que eu nasci com o desejo de experimentar como é ser outra pessoa. Que é o que escritores fazem ... nós usamos outras vidas em nossas cabeças. E, nós bebemos muito café também.

VERBOLOGIA PINK - Aqui no Brasil, foram publicados Garota Perfeita, Um beijo pra valer e Rostinho Bonito. Você tinha imaginado suas histórias chegarem tão longe?

Mary - Receber um e-mail de um leitor de outro país é a parte mais emocionante do meu trabalho. Eu amo meus livros que estão no Brasil! Isso confirma a minha crença de que somos todos iguais ... fundamentalmente. Se mais pessoas entendessem isso, seríamos menos críticos uns com os outros. Que, naturalmente, é uma coisa muito crítico a dizer.

VERBOLOGIA PINK - Qual é o seu ritual para escrever?

Mary - Eu costumava ser escritora das 9 às 17 hrs. Acordava, ia trabalhar, almoçar, voltava a trabalhar, parava às 17 hrs, ia passear com o cachorro... Mas algo aconteceu no meu último livro. Eu nunca conseguia dormir nas últimas cinco horas! Então, eu pensei, "Hey, por que não?" Levantei-me no escuro e terminei meu dia de trabalho ao meio-dia. Essa é a beleza de ser um escritor ... o seu trabalho pode acomodar a insônia.

VERBOLOGIA PINK - Em seus livros, há sempre uma mensagem para as meninas serem elas mesmas. Por que escolher esse caminho para suas histórias?

Mary - No meu site (maryhogan.com) Eu tenho uma citação de Oliver Stone "Be yourself. Everyone else is taken." (Nota das blogueiras: alguém aí tem uma tradução decente para a frase?)  Eu acho que é tão engraçado e tão verdadeiro. Tentando ser alguém que não seja você é um desperdício enorme de tempo. Confie em mim, passei anos tentando ser a Cher.

VERBOLOGIA PINK - Ouvimos dizer que você não gosta da idéia de manter redes sociais. E nem sequer simpatiza com telefone! Como você promove seu trabalho (e faz os seus livros tão populares) sem manter essas formas de contato?

Mary - Será que o meu agente te disse para perguntar isso? hahahaha
Na verdade, é a verdade: Escrever um livro leva muito tempo. E, minha coisa favorita a fazer é escrever livros ... quando eu não estou vendo Top Chef ou Project Runway na TV. Facebook e Twitter e outras redes sociais são comedores de tempo. Meu sonho é ter um assistente que fique online o dia todo fingindo ser eu. Claro, ela tem que ser mais engraçado e mais inteligente do que eu. Mas, vou emprestar algumas das minhas meias para ela usar na cabeça...

VERBOLOGIA PINK - O que você pode antecipar sobre Something Resembling Love? Estamos muito curiosos!

Mary - Something Resembling Love é o meu livro mais pessoal. (Embora Um beijo pra valer chega perto de minha família real ... mas não digo isso aos meus pais.) Em SRL, pela primeira vez eu escrevi sobre minha irmã. É também sobre uma família e seus segredos. Realmente, é um livro sobre meu coração, mesmo que meu coração estivesse quebrado. Isso é tudo que vou dizer agora. Fiquem atentos.

VERBOLOGIA PINK - Você tem muitos fãs no Brasil, gostaria de enviar uma mensagem?

Mary - O Brasil é lindo Maravilhoso!
FOI UM Prazer Falar com voce.
Onde é uma Estação do metrô? (Ok, talvez eu vá fazer esta pergunta quando eu estiver realmente aí.)
Espero dia hum Encontra-lo!
 (N/B: Achamos tão fofa a tentativa de português da Mary que não mexemos em nada desse trecho! :))

VERBOLOGIA PINK - Para terminar, que conselho você daria para aqueles que sonham em escrever?

Mary - Escreva.
Para aqueles que sonham em publicar o que escrevem: Continue escrevendo. Eventualmente, você vai ouvir uma palavra de três letras que mudará sua vida: Sim.
Quando começar, me envie um Email. Eu vou ser a primeira na fila para comprar seu livro.
Adeus e amor,
Mary

-----------------------
"Be yourself. Everyone else is taken." - Oliver Stone


This is the sentence is highlighted on the website of author Mary Hogan, and summarizes the author's vision of what literature should lead the people. Very friendly and fun, Mary agreed to be our first interview of 2012! Look at one of the last questions, Mary sends a message in Portuguese! Cute! Run to read!


VERBOLOGIA PINK - When you decided to become a writer?

Mary - I've always been a pretender. I used to wear my mom's black tights on my head and pretend I was Cher. So, I guess I was born with the desire to experience what it's like to be another person. Which is what writers do...we wear other lives on our heads. And, we drink lots of coffee, too.

 VERBOLOGIA PINK - Here in Brazil, have been published "Perfect Girl", "The Serious Kiss" and "Pretty Face". You had imagined your stories reaching as far afield?

Mary - Getting an email from a reader in another country is the most thrilling part of my job. I LOVE that my books are in Brazil!! It confirms my belief that we are all the same...fundamentally. If more people understood that, we would be less judgemental of each other. Which, of course, is a very judgemental thing to say.

VERBOLOGIA PINK - What is your writing ritual?

Mary - I used to be a 9 to 5 writer. I woke up, went to work, had lunch, went back to work, stopped at 5, walked the dog. But something happened with my last book. I could never sleep past 5 am! So, I figured, hey, why not? I got up in the dark and finished my work day by noon. That's the beauty of being a writer...your job can accomodate insomnia.

VERBOLOGIA PINK - In your books, there is always a message to the girls be what they are. Why choose this path for your stories?

Mary - On my website (maryhogan.com) I have a quote from Oliver Stone: "Be yourself. Everyone else is taken." I think that's so funny and so true. Trying to be anyone other than your flawed self is a vast waste of time. Trust me, I spent years trying to be Cher.

VERBOLOGIA PINK - We heard that you may don't like the idea of maintaining social networks. And not even sympathize with phone! How do you promote your work (and makes your books so popular) without keeping these forms of contact?

Mary - Did my agent tell you to ask this? hahahaha
Actually, the truth is: Writing a book takes a lot of time. And, my favorite thing to do is write books...when I'm not watching Top Chef or Project Runway on TV. Facebook and Twitter and other social networks are time eaters. My dream is to have a sassy assistant who's online socializing all day pretending to be me. Of course, she has to be funnier and more clever than I am. But, I will loan her some of my tights to wear on her head...

VERBOLOGIA PINK - What you can anticipate about "Something Resembling Love"? We are very curious!

Mary - Something Resembling Love is my most personal book. (Though The Serious Kiss comes close to my real family...but don't tell my parents.) In SRL, for the first time I wrote about my sister. It's also about a family and their secrets. Truly, it's a book from my heart, even as my heart was broken. That's all I will say for now. Stay tuned.

VERBOLOGIA PINK - You have many fans in Brazil, would like to send a message?

Mary - O Brasil e lindo maravilhoso!
Foi um prazer falar com voce.
Onde e a estacao do metro? (Okay, maybe I'll ask this question when I'm actually there.)
Espero encontra-lo um dia!


 VERBOLOGIA PINK - To finish, what advice would you give to those who dream of writing?

Mary - Write.
To those who dream of publishing what they write: Keep writing. Eventually you will hear a three-letter word that will change your life: Yes.
When you do, email me. I'll be first in line to buy your book.
Adeus e amor,
Mary

A Mary não tem twitter, mas tem um site bem legal! Acessem!
http://www.maryhogan.com/

3 comentários:

  1. Muito gentil e simpática a Mary Hogan.
    Ainda não li nenhum livro dela, mas depois dessa entrevista fiquei com vontade de ler, ela realmente mostrou ser dedicar a escrita de seus livro, e isso é uma das coisas que mais admiro, fazer o que se gosta, se dedicar para fazer o melhor.
    Também gostei da ideia que ela passar, de que devemos em nós mesmos, muito bacana.
    Enfim gostei da entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista,fiquei com vontade de ler os livros dela.
    Parabéns pelo blog,já estou seguindo !
    Beijos (:
    http://prateleiradesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, eu tenho um blog, que fala sobre livros. SÓ SOBRE LIVROS. E eu precisava colocar algo sobre a Mary Hogan, para o post ficar com a mesma qualidade dos outros, então eu peguei uma parte desse seu post. Mas eu também coloquei creditos, avisando que não fui eu que escrevi e que o post é deste blog, espero que não se importem. Adorei o blog, para ver o post, vá em livrosdaalma.blogspot.com. Se possivel entre em contato pelo email que está disponivel lá avisando se eu tenho a permissão de vocês. E se possivel sigão la o blog. Estou seguindo aqui.

    Alexia

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)