sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Viva pra contar ~ Lisa Gardner

Editora: Novo Conceito
Páginas: 480
Classificação:


Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai — e possível suspeito — agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar. Danielle Burton é uma sobrevivente, uma enfermeira dedicada cujo propósito na vida é ajudar crianças internadas na ala psiquiátrica de um hospital. Mas ela ainda é assombrada por uma tragédia familiar que destruiu sua vida no passado. Quase 25 anos depois do ocorrido, quando D. D. Warren e seu parceiro aparecem no hospital, Danielle imediatamente percebe: vai acontecer tudo de novo. Victoria Oliver, uma dedicada mãe de família, tem dificuldades para lembrar exatamente o que é ter uma vida normal. Mas fará qualquer coisa para garantir que seu filho consiga ter uma infância tranquila. Ela o amará, independentemente do que aconteça. Irá protegê-lo e lhe dar carinho. Mesmo que a ameaça venha de dentro da sua própria casa. Na obra de suspense mais emocionante de Lisa Gardner, autora best-seller do The New York Times, a vida dessa três mulheres se desdobra e se conecta de maneiras inesperadas. Pecados do passado são revelados e segredos assustadores mostram a força que os laços de família podem ter. Às vezes, os crimes mais devastadores são aqueles que acontecem mais perto de nós.

Li esse livro há alguns meses, e só agora farei essa resenha. Mas os detalhes dessa história forte e real ainda me vêem à mente sempre que escuto o nome do livro ou vejo a lombada dele junto com as outras da nossa "estante".
Viva para Contar, da Lisa Gardner, é o melhor livro de mistério que já li... com uma pitada de suspense psicológico. Temos essas três mulheres, com seus problemas reais e fortes. Muito fortes. Muito reais. Muito dolorosos. Talvez nem tanto caso da D. D. Warren, minha personagem favorita no livro. D. D. é uma detetive durona, quase quarentona (mesmo sendo linda e loira :D) e solitária, que está começando a se dar conta de como é solitária. Na história pelo ponto de vista dela, todos são suspeitos, até que se prove o contrário, e Alex Wilson, seu novo parceiro, é uma desagradável distração. (sei, sei)

"D. D. continuou a estudar o homem. Estimou sua idade em pouco mais de 40 anos, um número desconfortavelmente próximo da sua própria idade - especialmente por que ele havia chamado a si mesmo de dinossauro. Não era alto demais, talvez com um pouco mais de um metro e oitenta, e relativamente em forma. Seu cabelo escuro, curto, tinha vários fios grisalhos aparentes, e os cantos de seus olhos se enrugavam quando franzia as sobrancelhas. Um George Clooney das classes trabalhadoras. Ela gostava disso."
pág. 34

D. D. recebe a incumbência de cuidar do caso de um assassinato de toda uma família de forma brutal, o que leva a outras situações terríveis e cada vez mais confusas.
Não se sabe o que houve naquela terrível noite e quem pode ter desencadeado os acontecimentos cada vez mais assustadores que circundam o caso. Cabe a ela e Alex (ai... ai...) além de um tipo de policiais super capacitados de sua equipe desvendar esse terrível segredo... de família.
A outra personagem que temos é Victoria. Na minha opinião, a história mais triste do livro.

"Há partes de uma pessoa, tantas partes, que, quando alguém abre mão delas, nunca mais consegue recuperá-las"
pág 26

Não posso falar muito sobre essa parte da história, para não acabar dando spoiler, mas a história de Victória tem muita importância para tudo o que acontece. Posso descrever a personagem de uma maneira bem simples: uma mulher que ama seus filhos.
Muito mais do que a si mesma.
Exacerbadamente mais.
Ela luta, com todas suas forças, para que tudo fique bem. Mesmo que esteja além de sua capacidade. Questionei suas opiniões e atitudes por toda a história, desejava sua melhora, mas logo percebi que o conformismos aparente de Victória, na verdade era sua maior força.

"Imagino se esta noite será a noite em que ele finalmente vai me matar.
Este é Evan, o meu filho.
Ele tem 8 anos"
pág 27

A terceira garota da história é muito importante, na verdade as três são protagonistas.
Essa personagem me partiu no meio. Eu amo e odeio Danielle. Amo sua força, apesar de tudo, amo a maneira abnegada como ela faz seu trabalho e sua atitude sincera para com seus sentimentos de egoísmo e seus traumas. Dani é uma sobrevivente, como é enfatizado durante todo livro. Todos de sua família estão mortos, mas ela foi poupada e isso a assombra completamente. Mas também a odeio. Por que ela, eu sei que é injusto dizer, não consegue se erguer e aceitar ajuda. Nem falar. Se ela pelo menos começasse a realmente falar. Então, tudo poderia ser melhor.

"Eu sei o que você está pensando. Você acha que escolhi essa carreira para salvar crianças perdidas, assim como eu. Ou, talvez, de maneira ainda mais heroica, você acha que escolhi essa profissão para evitar tragédias como aquelas que aconteceram à minha família.
Entendo o que você está pensando.
Mas você ainda não me conhece."
pág 10

Viva pra contar, da genial Lisa Gardner, é um triller policial, com suspense psicológico, drama (muito drama) e até mesmo uma pequena, mas considerável, dose de romance e comédia.
Somos atirados, com muita força, contra a realidade das crianças psicóticas, com tendencias violentas e cruéis, mas que são as maiores vítimas de todas. Reféns de suas pequenas mentes doentes, com seus frágeis corpos castigados pela falta de controle furiosa. Fiquei profundamente triste por elas. Por suas abnegadas famílias. Pelas mães sofridas, os pais castigados, os irmãos marcados de tristeza. Por sua vida.
Mas Lisa nos apresenta à bons profissionais. pessoas que doam seu amor, carinho e suas vidas para cuidar dessas famílias. Acho que esse é um dos maiores trunfos do livro.
A humanização dos centros psiquiátricos infantis. Um assunto que ainda é um tabu. Infelizmente.
Livros como esse me lembram como as coisas podem ser difíceis num mundo onde nossos pequenos (embora estressantes) problemas não são absolutamente nada. Nada mesmo.
Também me faz grata por ter tido a oportunidade, que tristemente alguns não tem, de ter aprendido a ler. Vale a pena, para conhecer visões como a de Gardner. De um lugar cheio de caos, tristeza, mas também de esperança.
Recomendo esse livro a você.
Não é uma leitura fácil, você vai sentir a dor, mas vai ter a certeza de que, no final, valeu a pena atravessar pelos caminhos dessa que é uma história maravilhosa. Sobre perda e tristeza sim. Mas, também sobre força e bondade humana.

UPDATE:
Cada uma das mulheres desse livro merece uma musiquinha né?
Espero que gostem!

D. D. ~
Never Let Me Go - Lana del Rey


Victória ~
Cry - Kelly Clarkson


Danielle ~
My immortal - Evanescence




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No mês de Agosto está rolando Top Comentarista! 
Comentou no post? Então clique nesse selinho e preencha o formulário! 

8 comentários:

  1. Adorei a sua resenha, a algum tempo eu quero ler esse livro e espero poder matar a minha curiosidade logo sobre o desenrolar da história.
    Adoro livros de triller policial, e esse livro me cativou muito.

    Parabéns Tamy pela ótima resenha, simplesmente adorei.

    P.S. As músicas me fizeram imaginar como as personagens são nessa história show de bola.

    ResponderExcluir
  2. O melhor livro de mistério?? Coisa boa! Há muito tempo venho querendo ler, gosto bastante de thriller psicológico e a resenha só aumentou a minha vontade!

    ResponderExcluir
  3. Vou confiar no que você disse sobre ser o melhor livro de mistério e comprá-lo! Depois venho aqui pra te dizer o que achei :3

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  4. Apesar dos bons comentários (não seus, apenas), esse livro não me chamou atenção, sabe? O que é estranho, porque eu adoro livros de suspense...

    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!! Adoro um bom suspense com uma pitada de terror. bjs

    ResponderExcluir
  6. Oie, Queridas =)
    menina tinha lido resenha a respeito do livro, mas a tua foi a mais intensa, não sabia disso tudo, agora quero ler esse livro... correndo para participar da promoção no blog da Multi, vai que eu ganhe rs rs rs
    quero sentir essa emoção também.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participa no daqui também... quem sabe não rola Mah :)
      Beeeeeeijo!

      Excluir
  7. Já li algumas resenhas sobre esse livro mas me arrisco a dizer que nenhuma delas me passou tanto sentimento quanto a sua *-* Parabéns pela resenha, eu já tinha vontade de ler Viva Para Contar, depois da sua resenha minha vontade aumentou ainda mais, adorei a trilha sonora dos personagens
    Quem sabe eu não ganhe ele na promo daqui? Ahahah
    Bjs

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)