sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Sangue na Neve ~ Lisa Gardner

Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Gênero: Suspense Policial
Título original: Love you more
Classificação:


A policial Tessa Leoni matou seu marido, Brian Darby, em legítima defesa. A arma do crime está à vista de todos e os hematomas no corpo de Tessa confirmam a ocorrência. A policial também não fez questão de fugir, ou de arrumar qualquer justificativa para explicar aquele corpo estendido no chão da cozinha, portanto, aparentemente, o que a investigadora D.D.Warren tem à sua frente é o desfecho de uma briga doméstica. Um caso simples. No entanto, ao abrir o inquérito, D. D. terá uma surpresa: este não é o primeiro homicídio de Tessa Leoni e — afinal — onde está a filhinha de seis anos da policial? Será que a policial Leoni realmente atirou em seu marido para matá-lo? Uma mãe seria capaz de prejudicar intencionalmente sua filha? D. D. Warren, a experiente detetive que acredita que desvendar um caso é como mergulhar na vida do criminoso, enfrentará mais uma investigação que a levará a uma busca frenética por uma criança desaparecida enquanto tenta encaixar as peças de um mistério familiar que a levará a quebrar os muros do corporativismo policial.

---------------------

Em uma nublada manhã de sexta, uma garota comum corre para pegar seu ônibus para o trabalho. Não é só por que ela gosta de chegar cedo, é muito mais por que ela mal pode esperar para se sentar no banco do ônibus e voltar para o mundo de Sangue na Neve. Então, depois de algumas páginas (na viajem longa) ela mal pode crer no que seus olhos estão lendo e, sem pensar, diz em voz alta:
- MEU PAI! Não acreditoooo!
Uma senhora sentada ao seu lado olha muito estranhamente para aquela individua peculiar, enquanto a mesma repete a frase, desta vez olhando a senhora nos olhos (eu sei, sou louca). Quando a distinta velhinha percebe o livro nas mãos da garota, a compreensão se espalha por seu rosto:
- Ah tá... o negócio está bom aí hein?
- A senhora não faz ideia - diz a menina, voltando para seu livro.
Certo, isso realmente aconteceu comigo.
Eu não conseguia largar Sangue na Neve (li andando, esperando o ônibus, na hora do almoço e do café...) e realmente tenho uma mania meio boba de fazer comentários em voz alta. MAS, isso não vem ao caso, e a historinha no começo do post era só pra descontrair :)
Vamos à resenha!
"Quem você ama?
É uma pergunta que qualquer um deve ser capaz de responder. Uma pergunta que define uma vida, cria um futuro, guia a maioria dos minutos do dia das pessoas. Simples, elegante, envolvente.
Quem você ama?" - pág. 5
Sangue na Neve é mais um caso para a super detetive D. D. Warren (que eu amo, amo, amo, amo, amo). Dessa vez, D. D. é chamada para um caso aparentemente simples: um marido violento agride a esposa, a mesma se defende com uma arma de fogo e acaba por matá-lo.
Porém, Tessa Leoni não é qualquer esposa... ela é uma policial do estado. Além disso, a filha de Tessa, Sophie de seis anos, está desaparecida. Tessa não quer cooperar com a polícia, o que obriga D. D. e seu fiel companheiro (e ex-namorado) Bobby Dodge a correr no escuro para salvar a menina e desvendar o que está por trás desse misterioso caso. Sophie está viva? Tessa matou o marido? Quem era Brian? Ele realmente agrediu a esposa ou Tessa armou para o marido?
Não há momentos parados no livro, que alterna um ponto de vista em terceira pessoa, com a narração de Tessa do "antes". A ação não para e Lisa nos leva novamente ao dia-dia dos policiais de Boston de um jeito que faz você se sentir dentro da história. Além disso, o mistério é carregado de reviravoltas.
"Meus olhos ardiam. Existe dor, e depois existe dor. Todas as palavras que eu não podia dizer. Todas as imagens que não podia tirar da cabeça" - pág. 61
"Uma mulher lembra da primeira vez que foi agredida. Mas, com alguma sorte, ela também se lembra a primeira vez que reagiu e venceu." - pág. 83 
A história aborda a vida particular de D. D. também, por que ela está passando por uma fase de mudanças com o relacionamento com Alex e tudo mais. Fiquei emocionada, por que amo a personagem (eu já disse isso). Sangue na Neve é maravilhoso. Um suspense bem elaborado, que leva a solução até bem perto do final, Lisa me deixou sem fôlego. Uma narrativa firme, típica de quem sabe exatamente sobre o que está escrevendo, o que fica comprovado quando lemos a saga da autora, descrita em seus agradecimentos, para a criação de mais este caso. Gardner chegou a ser presa (isso mesmo) para saber como é dentro das prisões de Boston... não de verdade é claro, mas ela passou um bom tempo lá pra escrever (!!!).
O livro fala de violência doméstica, as dificuldades que os homens e mulheres que protegem as ruas sofrem, corrupção, crime organizado, maternidade, amizade, família, o amor e o risco que se corre ao trazê-lo para sua vida, além de mostrar de uma maneira bem delicada como esse risco vale a pena. Como vale enfrentar as maiores privações e provações por amor. Bem, na maioria dos casos pelo menos. Super recomendado para quem gosta de um bom romance policial.
Recomendo também que vocês leiam Viva para Contar. Por que todas as histórias da Lisa Gardner tem de ser lidas.

2 comentários:

  1. Oieee amiga, caramba ai da não li nada desse autor e não sabia que era tão bom assim, só pela tua resenha quero está lendo!
    Beliscões

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de ler esse livro. Amo detetives e quero amar o D. D. Warren também gente rs
    beijos :)

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)