quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Oscar 2013 & a literatura

Hey!
Quem aí ficou acordado até a madrugada para conferir todos os vencedores do Oscar 2013? *agita os bracinhos no alto*. Quem acompanha a premiação do Oscar sabe que alguns dos filmes são adaptações de  livros, estes ganham especialmente destaque na categoria "Roteiro Adaptado". Então vamos conhecer alguns que foram indicados a ganharem uma estatueta?

Começamos com um dos indicados que teve grande destaque. "As aventuras de Pi" levou quatro estatuetas, nas categorias: direção, fotografia, efeitos visuais e trilha sonora. O filme tem sua versão literária com o título "A vida de Pi".

A vida de Pi 
Yann Martel


O narrador da história é um garoto indiano de 16 anos chamado Piscine Molitor Patel, mais conhecido como Pi. Sua família administra um zoológico na cidade de Pondicherry, mas decide abandonar o país no auge de sua instabilidade política, nos anos 70. A idéia é se mudar para o Canadá, pegando carona no cargueiro que transferirá os animais do zôo para os EUA. Infelizmente, o navio afunda logo nos primeiros dias de viagem. Há apenas cinco sobreviventes: Pi, uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre de Bengala, todos salvos pelo único barco salva-vidas disponível. Inicia-se aí uma cruel luta pela vida entre cinco mamíferos no meio do oceano Pacífico. Aparentemente, Pi não tem a menor chance de escapar das feras. Enquanto aguarda sua vez de ser devorado, o garoto tenta encontrar alguma remota possibilidade de matar o tigre, o que é praticamente impossível: o animal está saudável, pesa mais de 200 quilos e é capaz de nadar. À beira do desespero, Pi conclui que o melhor a fazer é manter o felino vivo e dependente de seus cuidados.Esta é sua única chance. O jovem usa o conhecimento que adquiriu no trato dos animais no zoológico para domar a fera e conquistar o seu respeito.
 E o tigre, acostumado a viver numa jaula e a ser alimentado pelos humanos, não demora para perceber que precisa de Pi vivo.


O filme "Lincoln", teve doze indicações no Oscar, e levou duas estatuetas por "Design de Produção" e "Melhor Ator" para Daniel Day-Lewis. O livro é uma biografia da vida do décimo sexto presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln.



Lincoln
Doris Kearns Googwin  

O livro inspirou o filme homônimo de Steven Spielberg, que estréia no Brasil dia 25 de Janeiro. Uma detalhada biografia política de um dos mais emblemáticos Presidentes Norte-Americanos.Ao fazer uma análise do estilo de liderança de Abraham Lincoln, da maneira como ele entendia o comportamento humano e das alianças que construiu em seu governo, a premiada historiadora Doris Kearns Goodwin escreveu uma detalhada biografia política de um dos mais importantes presidentes norte-americanos. Um livro fundamental para o entendimento da Guerra Civil americana e seus principais personagens


"O lado bom da vida" levou uma estatueta na categoria de "Melhor atriz" para Jennifer Lawrence que interpretou Tiffany, a protagonista da história. A Tamy já leu o livro e em breve vocês vão conferir a resenha dele aqui no blog.


O Lado Bom da Vida
Matthew Quick

Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.

O próximo livro, é o vencedor do importante Oscar de "Melhor Filme"! "Argo", que teve como diretor Ben Affleck, também levou o prêmio na categoria "Melhor Edição" e foi o vencedor da categoria "Roteiro Adaptado".

Argo
Antonio Mendez & Matt Baglio

Teerã, 1979. Durante a revolução que derrubou o xá Mohammad Reza Pahlavi e elevou o aiatolá Khomeini ao poder, a embaixada dos Estados Unidos é invadida e dezenas de pessoas são mantidas no prédio como reféns. Um grupo de diplomatas americanos consegue escapar e precisa ser retirado do país. Para resgatá-los, o agente da CIA Antonio Mendez tem um plano inusitado: simular uma produção de Hollywood.


*Ben Afleck e Jennifer Garner, sua esposa, super emocionados com o prêmio foi um dos momentos mais legais do Oscar!*


O filme "Os Miseráveis", originado do clássico de Vitor Hugo, também teve destaque na premiação. O livro, que já ganhou várias adaptações, contou com uma emocionante versão cinematográfica recheada de grande atores. O filme levou três estatuetas nas categorias "Melhor atriz coadjuvante" para Anne Hathaway, no papel de Fantine, "Maquiagem e cabelo" e "Mixagem de Som".


Os Miseráveis
Vitor Hugo

Os Miseráveis, um dos romances mais amados de Victor Hugo, é como o "Notre Dame" de Paris, não só um clássico do mundo literário, mas também deu origem ao mais bem sucedido musical de todos os tempos. Com uma surpreendente combinação de ação, compaixão, sofrimento, fúria, perdão e amor, esta poderosa série televisiva relata a saga de um homem que lutou contra o sistema judicial da sua época, que condenava todos aqueles que tiveram a infelicidade de nascer pobres.Jean Valjean, depois de ter passado quase vinte anos na cadeia por roubar pão, emerge da sua condição de prisioneiro com fome de viver e disposto a levar uma vida honesta. Contudo o Inspetor Javert está convencido que um criminoso será sempre um criminoso, e que Valjean pertence a cadeia... Para sempre.

Durante a premiação, o elenco de "Os Miseráveis" também protagonizou uma dos meus momentos favoritos do Oscar, quando eles cantaram "One Day More", abaixo vocês conferem a performance super emocionante!


----------------------------------------------
E vocês? Qual deles leram ou assistiram?
Qual foi seu momento favorito do Oscar 2013?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)