sábado, 13 de outubro de 2012

O verão que mudou minha vida ~Jenny Han

Editora: Galera Record
Páginas: 288
Classificação:


A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão no qual estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...
"Era como voltar pra casa depois de ter passado muito, muito tempo longe. Havia milhões de promessas de verão, e de coisas que poderiam acontecer" - pág.11
Para Belly sempre fora o ponto alto do ano. Ela passava o ano todo esperando sua chegada, é como se os outros meses simplesmente fossem complementos, uma espera para o que realmente importava, o verão na casa de praia de Susannah, a melhor amiga de sua mãe, em Cousins Beach. 
Para ela, Steven - seu irmão, Jeremiah e Conrad, filhos de Susannah, os verões anteriores se resumiam a passar os dias nadando, jogados ao sol, se divertindo. E mais um deles estava começando, e dessa vez ela sentia que seria diferente, mas, não esperava que tanto!
Belly sabia que estava mudada no instante em que percebeu que Jeremiah e Conrad a olharam diferente ao reencontra-la, sabia que havia crescido o suficiente para que os meninos não a olhassem mais como criança, sabia que havia se tornado bonita (daí o nome na versão em inglês "The Summer I Turned Pretty").
Jeremiah é o tipo de garoto divertido, é com quem Belly compartilha seu segredos, é sincero e o mais novo dos irmãos Fisher.
Conrad é o garoto calado, que gosta de tocar violão, ficar com seus fones de ouvido e sozinho, mas, Con está agindo estranho, e é claro que Belly está preocupada, afinal ela é apaixonada por ele desde os dez anos!
"Ele sorriu. Conrad tinha um jeito de me olhar, de olhar para qualquer um, que resolvia tudo, dava vontade de cair aos pés dele." - pág. 201
Mas, não é só Conrad que está diferente, algo não está certo, existe alguma coisa acontecendo e apenas Belly parece não saber.

Voltando a minha visão dos personagens eu digo que achei Belly meio infantil, mas, só nos momentos que estava envolvido algo sobre Conrad, ela passa o livro todo tentando provar a ele que está crescida e madura e isso só faz ela trocar os pés pelas mãos. Jeremiah é encantador, muito fofo, mas, meu coração pertence totalmente ao Con! Ele passa boa parte do livro agindo como um idiota, como todo mundo faz questão de dizer a ele, mas, acho que no final explica as atitudes dele. Talvez você não concorde, ache que não justifica, mas, eu acho que é apenas a maneira de cada um reagir as situações e problemas da vida, ou talvez seja só porque eu amei o Conrad. O que tem fundamento.

Li esse livro duas vezes antes de fazer a resenha, não sabia muito bem como descrevê-lo, algumas pessoas que o leram dizem que sentiram falta de algo, mas, eu não senti o mesmo. Não sei se é por que os outros leitores esperavam algo mais dele, mas, ele na verdade me surpreendeu. Não é apenas uma história de romance no verão, fala também sobre laços de amizade verdadeira como a de Lauren, mãe de Belly, e Susannah, também sobre amor, lealdade, família, enfim eu me emocionei em algumas partes do livro. Não sei  se você que leu sentiu a mesma coisa, talvez seja porque me gostei bastante da história então me liguei a ela.

A escrita de Jenny é incrível, você começa a lê e não quer para para fazer nada! A série "Summer" é uma trilogia, nem preciso dizer que estou super ansiosa para o próximo livro, né?





UPDATE MUSICAL:
A música que eu escolhi para o livro surgiu em minha mente várias vezes durante a leitura. 

É "Your Guardian Angel" do The Red Jumpsuit Apparatus, ela se encaixa muito bem em partes da história, principalmente em uma certa cena. sem spoilers!
Espero que gostem!

5 comentários:

  1. Olá Giil!!!

    Adorei a resenha! Parece ser um livro bem interessante, eu adoro o tipo. Espero poder ler!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AMO esse livro, sou doida pelo Con <3 - hahaha. Mal posso esperar para que a galera lance a continuação.
    Saudadess
    Beijosss s2

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler e esse me parece ser um ótimo livro. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi linda amei a sua resenha tu me deixou com vontade de ler esse livro sim. A capa é linda também!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Gill ^^ menina que música linda a que vc escolheu pra colocar aqui (apaixonei e inclusive me fez ficar com mais vontade de ler o livro) essa resenha era o que faltava para me decidir pela compra desse livro, fiquei com muita vontade de ler sobre Belly e claro... o Con aiaia adoro personagens misteriosos e calados :) amei!
    Bjs

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)