quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Persuasão ~ Jane Austen

Editora: Martin Claret
Páginas: 240
Classificação:


Além de constituir um vívido retrato de época, com as convenções e costumes da sociedade rural inglesa do começo do século XIX, Persuasão — o último romance que Austen escreveu, publicado postumamente em 1818 — conta a bela e sedutora história de Anne Elliot e Frederick Wentworth, os quais, oito anos depois do rompimento de seu noivado, reencontram-se, todavia em circunstâncias bem diferentes daquelas do passado.


"Fora obrigada a ser prudente na juventude, aprendera o romantismo à medida que envelhecia: a sequela natural de um começo antinatural." - pág. 31

Com "Persuasão" foi diferente das outras histórias que li da Jane Austen, por que antes de ler a obra literária já tinha visto o filme produzido pela BBC de Londres. Depois de assisti-lo fiquei mais animada para ler o livro, e ao terminar a narrativa pude julgar que o filme foi bem fiel, como as outras adaptações das obras da autora produzidas pela BBC.
Em mais um clássico romance, Jane Austen nos apresenta a história de Anne Elliot e Frederick Wentworth, que se reencontram depois de oito anos separados, após o rompimento de seu noivado. Forçados a conviver e estar na presença um do outro, não há forma de não lembrar do passado. E para srta. Elliot se torna uma lembrança constante de que havia deixado ir embora aquele que sempre fora, e sempre seria, o único que havia amado.
Mesmo que Anne não esteja nada confortável com a volta do capitão Wentworth, sente-se feliz de poder voltar a vê-lo. Ao contrário de Frederick que parece nem se importar com sua presença, como se anos atrás eles nem houvessem chegado a se conhecer, e menos declarado seus sentimentos um para o outro. 
"... Não podia haver dois corações tão abertos, gostos tão parecidos. sentimentos tão uníssonos, rostos tão bem-amados. Agora eram dois estranhos; pior do que estranhos, pois jamais poderiam relacionar-se. Seriam perpetuamente dois estranhos."
- pág. 58
Com mais uma história de suspirar e dar aquele friozinho na barriga, típico dos maravilhosos romances de Austen, o livro mostra a estrutura dos casamentos do século XIX, onde o amor não era exatamente o motivo primordial de um matrimônio. Mulheres casavam-se com aqueles que estavam acima ou no mesmo nível social que suas famílias. Corações eram partidos, e amores deixados para trás. Mas, e quanto a Anne Elliot e Frederick Wentworth? Existe forma de o amor sobreviver a oito ano de separação? O verdadeiro amor realmente supera todos os obstáculos? Será que Frederick poderia perdoar Anne por ter desistido dos dois?
"Quando os olhos dela pousaram sobre ele, os dele pareceram retirar-se dela. Era o que parecia. Parecia que ela chegara um segundo tarde demais;"
- pág. 163

Anne, tem características comum as outras heroínas da autora, doce, romântica, mas, menos decidida e corajosa do que as protagonistas das outras histórias que li de Jane. Por isso minha heroína favorita continua sendo Elizabeth Bennet.
O capitão Wentworth no início da história me pareceu meio apagado, mas, era devido a distância que ele mantinha da srta. Elliot, e com o passar do livro ele ganhou meu coração, principalmente depois de uma certa carta (sem mais!), conquistando o quarto lugar entre os meus heróis favoritos das histórias da autora.

Um detalhe muito legal nessa edição da Editora Martin Claret é que contem um "capítulo excluído", que se trata do primeiro final dado a história! Curiosos?
Mais uma vez, super recomendo, afinal Jane Austen é sempre Jane Austen!



----------------------------------------------------------------------


No mês de Agosto está rolando Top Comentarista! Comentou no post? Então clique nesse selinho e preencha o formulário! 

16 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro da autora
    Mas tenho muita vontade!
    Ainda mais depois que assistir Orgulho e preconceito

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Gil! Já li Persuasão e amei! É um dos livros mais românticos da Jane Austen! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ah eu tenho essa edição da Martin Claret =) mas eu ainda não o li, mas eu sei que irei gostar, sou apaixonada pela escrita da Jane Austen... A lizzie também é minha personagem preferida dela (Mr. Darcy I love You)

    Adorei a resenha <3
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse ainda não tenho, mas quero ler, pois Jane Austen é Jane Austen, hehehe.
    Sua resenha ficou bem escrita e eu adoro ler a opinião do resenhista, acho isso essencial. Além disso, gostei dos trechos que selecionou. :)

    ResponderExcluir
  5. Gil =)
    e parece que a Diva da Austen não decepciona nesse livro né?
    logo log estarei lendo o meu, pois eu tenho o livro |õ|

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gil!
    Confesso que me surpreendi com a sua nota. Tenho uma amiga que é fã de Jane Austen mas até ela achou meio sem sal... rs Eu não sei porquê ainda não li, mas tenho uma super vontade desde que ele foi citado no filme "A casa do lago". Adoro o modo como a autora descrevia e analisava a sociedade. Era uma crítica mais ou menos disfarçada, mas ela mesma nunca se rendeu às regras da época e a admiro por isso. ^-^

    E estou surpresa ao saber que tem um "final alternativo". Oo Curiosidade matando agora. haha

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  7. Eu me interessei por esse livro depois que assisti "A Casa do Lago" e depois disso ainda tô aqui morrendo de curiosidade para lê-lo! Odeio ler livros em PDF, sei la, perde-se toda a magia de ter um livro em mãos! hehe
    A história do livro é bem interessante e lembra um pouco ali a situação do filme A Casa do Lago. Quero muito ler Persuasão!!! Adorei saber esse fato do capitulo excluído!!! *-* Bjks

    ResponderExcluir
  8. Nossa estou super ansiosa para ler este livro,pois ja li Orgulho e Preconceito e adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. ainda não li nada dessa autora, depois que li sua resenha fiquei bastante curiosa...E como eu adoro romances já di que vou amar a leitura!!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu sou muito fã da Jane. Cada história dela traz um romantismo a mais na minha vida. Estou torcendo para ganhar Persuasão, tanto em livro quanto em série da BBC.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, adorei essa ideia do capítulo excluído! Quantas vezes não ficamos insatisfeitos com o final, ou pensamos em como seria se tal coisa acontecesse! Ainda não li Jane Austen, e pretendo em breve ler um clássico dela!

    ResponderExcluir
  12. Amo esse livro! É o melhor da autora na minha opinião. Um romance lindo e que eu até estranhei ser dessa autora, porque já tinha lido outros e não senti o mesmo clima padrão dos anteriores. É muito lindinho!

    ResponderExcluir
  13. eu nunca li nada da jane austen, mas fiquei curioso,para ler e é bem pequeno esse livro.

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada dela, mas pela sua resenha, esse livro parece ser ótimo!! Espero ganhá - lo no TOP comentarista.

    ResponderExcluir
  15. Como eu disse no post do top comentarista, eu ainda não li esse livro, quero muito lê-lo pois adoro os livros da Jane Austen, já Emma e Orgulho e Preconceito e adorei ambos, mais orgulho e Preconceito rs.

    Parabéns pela resenha e com toda certeza esse livro deve valer 5 estrelas.

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)