domingo, 28 de abril de 2013

Meu amor, Meu bem, Meu querido ~ Deb Caletti

Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Gênero: Comédia Romântica
Título Original: Honey, Baby, Sweetheart
Classificação:
É verão no nordeste da cidade de Nine Mile Falls e Ruby McQueen, de 16 anos, comumente conhecida como A Garota Calada, está saindo com o maravilhoso, rico e louco por emoções Travis Becker. No entanto, Ruby está num beco sem saída e percebe que se arrisca cada vez mais quando está com Travis. Em um esforço para manter Ruby ocupada, sua mãe, Ann, a arrasta para o clube de leitura semanal que ela comanda. Quando descobrem que uma das criadoras do clube é a protagonista de uma trágica história de amor que estão lendo, Ann e Ruby planejam um encontro dos amantes de longa data. Contudo, para Ruby essa missão acaba sendo muito mais do que apenas uma viagem...
-----------------------
Acabo de terminar esse livro que tem uma das capas mais legais que a Novo Conceito já reproduziu.
Que livro de cara bonita, minha gente!
Os pezinhos (olha a sapatilha linda!) para fora da janela do carro, a combinação de cores e o raminho de flores translúcido (você já notou ele?) no título ganhou meu coração. Mas, esse livro não é só um rostinho bonito não! É muito mais!
Alguém aí se lembra do que falei sobre meu amor por fazer listas? Tenho uma lista de autoras favoritas, por exemplo, na qual constam Meg Cabot, Sophie Kinsela, Tahereh Mafi, Sarah Dessen, Stephenie Meyer e, mais recentemente, Deb Caletti. SIM! Deb Caletti acaba de entrar para minha lista de autoras das quais eu compro os livros sem nem ler a sinopse, por que sei que serão bons! Você tem alguém assim? (:
Não que Meu amor, Meu bem, Meu querido (meu xuxu) seja melhor do que o outro livro da autora que temos por aqui, também publicado pela NC, Um Lugar para Ficar... não é. Mas, foi a confirmação que eu precisava para crer que Deb é extremamente talentosa com as palavras. Eu faria um soneto ao seu talento se não estivesse tão cansada de ler sonetos para a faculdade (:
A história gira em torno de Ruby McQueen, uma garota que não é tímida, mas que escolheu ser uma garota calada por um motivo meio idiota. Ela passa muita vergonha. Não que eu ache que seja um bom motivo, ou que isso tenha realmente sido abordado por Deb no livro. Acho que ficou meio solta, essa parte. Não se explora no livro a vida social de Ruby tão a fundo, de maneira que achei a informação desnecessária, mas o fato é: ela não é do tipo mulher de bandido.
Mas, mesmo assim acaba envolvida com Travis Becker.
Uma pausa para declarar que o Travis de Deb Caletti não é tão bad quanto o Travis da Jamie McGuire, então não se empolguem por aí! (: Ele é, na verdade, um filhinho de papai ridículo e boçal.
De volta a programação normal...
Ela se envolve com o tal do Becker, mas nem ela mesmo entende o porquê. Eu não acho que exista um momento em que ela esteja, realmente, apaixonada pelo cara. Só acho. Mas, enfim... ela começa a sair com ele, contrariando seu bom senso.
"Existem coisas pequenas, poucas palavras, um instante no tempo, uma decisão que se toma, que são atos irremediáveis, irreparáveis. Escolhas precipitadas que, no fim, são tão poderosas quanto placas tectônicas no fundo da terra. Um único instante: sim ou não?" - pág. 138
 Ruby tem uma família muito legal, embora sua mãe não seja um modelo de equilíbrio emocional e seu pai (não gosto dele) seja... nem sei o que. Chip jr., o irmão mais novo de Ruby, é um fofinho muito inteligente. Ann, a mãe de Ruby, trabalha na biblioteca da cidade, é tão viciada em ler que até cozinha lendo(o que é que tem eu? hum!) e mantém um clube de leitura com idosas. Elas e ele (por que temos um menino no grupo!) são os melhores personagens.
Temos Peach (minha favorita), Miz June, a sra. Wong, Anna Bee e Lilian. E o Harold. Ele é tão legal (:
"- Lembre-se disto. - Peach balançou o dedo na minha cara. - Se uma pessoa velha é dócil, provavelmente ela sempre foi dócil. Se ela é sábia, provavelmente sempre foi inteligente. Ninguém muda tanto." - pág. 102
O livro é romântico, por conta do resgate dessa antiga paixão. Mas, nem o casal formado por Ruby e Travis, nem os relacionamentos de Ann (não vou dar spoiler) são realmente grande coisa na história. Se quer uma dica de qual é meu casal favorito... bem, não posso dar spoiler, mas só digo que a cena mais fofa deles está na página 223 do livro ;)
Então, como Ruby está nessa de namorar um cara mal, a mãe dela decide que ela deve ir à reunião das Rainhas Caçarolas, como é conhecido o grupo, para manter a cabeça em outras coisas. E, quando Ruby se mete em uma situação complicada demais, ela acaba mergulhando de cabeça em um misterioso caso de amor de uma das integrantes do grupo.
"A magia da determinação e do amor na sua forma mais pura. Não o amor de televisão, com sua luzinha rala, brilho de lantejoula; não o sexo, com salto alto e grandes dramas, tudo muito pequeno ou muito exagerado; mas apenas amor." pág. 154
O nome do livro é um capítulo a parte. Brincamos na page do blog que chamamos o livro aqui em casa de "Meu bem, Meu amor, Meu querido, Meu xuxu" ou que o chamávamos a la Dona Florinda...


Mas, besteirol a parte, a título é explicado em uma explanação interessante feita por Miz June, a bonitona do grupo, sobre o que um relacionamento longo significaria para ela à essa altura da vida. Gostei da maneira como Deb retrata as "garotas" do clube. Não são vovozinhas que fazem tricô. Elas gostam de ler, saem pra balada, procuram namorados, usam maquiagem... ela estão vivas. E isso é tão legal!
Outro ponto bacana é maneira como a história se desenrola de forma rápida, mas não muito. Há um equilíbrio bacana, frases lindas que nos levam a refletir sobre o amor, a família e as coisas que realmente tem valor. Mais um ponto: quanto tempo temos para fazer as coisas que devemos fazer, que queremos fazer?
"Uma pessoa não é, nunca, tão calada ou incontida quanto parece, ou tão boa ou tão má, ou tão vulnerável ou forte, ou tão doce ou irascível; somos uma grossa camada de páginas atrás de páginas cobertas por uma capa. E o amor não é um livro em si, mas a lombada. Pode nos separar ou unir." - pág. 229
Escrevi uma mensagem para a Deb hoje à tarde, dizendo o quanto gostei do livro. Acho lindo o talento de transformar palavras em uma bonita mensagem. Tocar as pessoas. Esse livro me tocou. Por sua simplicidade. Sonho em fazer algo assim um dia. Quem sabe? Talvez eu tenha tempo ;)


UPDATE:
Musiquinha do Kaiser Chiefs para a protagonista? Sim, sim!
Ruby ~ Kaiser Chiefs

7 comentários:

  1. eu nao curti mt nao esse livro, eu resenhei, achei a história entediante e muito chatinha! enfim, ainda quero ler um lugar para ficar mas não curti esse livro
    beijooo
    www.cantinhodanina19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!
      Então, dê uma chance para "Um lugar para Ficar"! (:
      Tomara que dele você goste!
      Seu blog é lindo viu? Estou seguindo. Beijos!

      Excluir
  2. Como assim, essa é umas das capas que mais gostou?
    bem que se diz de gosto rsrsrs mais fique olhando todos os detalhes que mencionou. rsrsrs
    E fico feliz que a autora esteja em tão auto contigo, até fiquei MEGA curiosa pra ler, assim que tiver esse livro em mão irei ler só para sabe se é tudo isso mesmo! rsrs
    Se bem que nosso gosto são parecidos N Roberts, Austen, Gomyde... <3
    Então vou gostar!
    beliscões
    pS:.
    cadê a Gil, hein?
    Abduzida? rsrs
    manda abraços por mim ____õ____

    ResponderExcluir
  3. Eu AMEI essa capa também! adoro esse lance de pernas no lado de fora hahahahaha
    estou dooooooooooooooooooooida pra ler esse livro, nunca li nada da autora, mas a capa me cativou.
    E adoro Ruby,ruby,ruby ohohohoh! hahahaha
    beijosss

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Desculpe, mas fiquei um pouco confusa com a sua resenha...
    Assim, de início vc falou que ela é uma das tops da sua lista e tal, mas daí vai falando sobre a história, sobre o casal mais ou menos e tal, meio que fiquei assim, minha amiga já falou que não tinha curtido esse livro, daí vc começa só com elogios e no final meio que dá umas notas ruins da história.
    Assim, acho que entendi q vc gosta do modo que ela escreve, se eu tiver errada desculpa, só foi mais a impressão que passou.
    Eu ainda vou ler esse livro, tá na meta rsrsrs
    então depois eu volto pra conversarmos mais sobre o livro rsrs

    bjus e até

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila! kkkkk
      Menina, minhas resenhas são assim, do jeito que eu falo. Metendo uma coisa dentro da outra. Amei o livro, mas não achei o "casal principal" grande coisa. O livro tem outros aspectos melhores. O foco não é o casal, até por que nem achei que rolou química deles mesmo. Eu amei seu comentário! (: Leia mesmo!

      Excluir
  5. Também acho o título desse livro um dos mais gracinhas que já saiu por aqui :) E ele está na minha lista de leitura, o título me conquistou... nhá esse Travis filhinho de papai pelo visto me fará ter ataques de raiva (Não sou fã de pseudos bad boys kkkkkk), seu dedo para escolher quotes perfeitos é ótimo ahahah e a música está de parabéns ^^
    Bjs

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)