sábado, 20 de abril de 2013

Sem você não é Verão ~ Jenny Han

Editora: Galera Record
Páginas: 304
Gênero: Romance/Drama
Título Original: It's not summer without you
Classificação:

No ano passado, todos os sonhos de Belly se tornaram realidade e o pensamento de um verão sem a praia de Cousins ​​era inconcebível. Mas, como a ascensão e queda da maré do oceano, as coisas podem mudar - desse mesmo jeito. De repente, o tempo que ela sempre esperava é o que ela mais teme agora. E quando Jeremiah liga para dizer que Conrad desapareceu, Belly deve decidir como ela vai passar este verão: perseguindo o rapaz que ela ama, ou, finalmente, deixá-lo ir.

------------

(esse post contém spoilers do primeiro volume O verão que Mudou minha Vida)

Você conhece a maldição do segundo filme?
Muita gente tem esse trauma (eu mesmo tinha antes de não ter mais, pois é não me lembro por que, mas não tenho mais!). Mas, você sabia que isso acontece com segundos livros também? Não gostei de Lua Nova tanto assim, Em Chamas (não me matem) entra nessa lista pra mim também, bem como Perfeitos.
Mas, existem aqueles que superam esse drama todo; como Travessia, O Resgate do Tigre, O Híbrido ~ O Preço de um veredicto e, é claro, Sem você não é Verão.
O que mais gosto na "série do verão", além da narrativa deliciosa da Jenny, é o tamanho do amor que Belly tem. Não só por Conrad (o que acho lindo de verdade, nada bobo ou dramático como alguns comentam), mas seu amigo Jeremiah, por Suzannah, por Cousins e pela vida. Belly é minha personagem favorita. E vocês sabem como é difícil eu dizer que a protagonista é a melhor, ou nem tanto nos últimos tempos, por que tenho lido livros com ótimas mocinhas. Mas, o ponto é que a Belly é ótima. Eu a amo mesmo. E, apesar de ser uma menina, ela é muito sábia.
"Tudo é relativo, suponho. Você acha que sabe o que é o amor, você acha que sabe o que é dor de verdade, mas não sabe. A gente não sabe nada." - pág. 41
Nessa continuação, encontramos com Belly alguns meses depois do *alerta de spoiler, não me mate... se quiser ler a frase seguinte é por sua conta! HAHA!* encontro com Conrad no final do primeiro livro. *fim* O que está acontecendo com o relacionamento dos dois? Conrad vai se afastar novamente agora que Susannah se foi? Jeremiah está namorando, isso é um problema?
Acho muito legal a dinâmica entre os personagens. Eles são uma família. Brigam, dizem coisas cruéis uns para os outros, mas se amam incondicionalmente. São personagens tão humanos que você se sente um intruso curioso observando os vizinhos. Eles são muito reais. Conrad me confunde mais a cada página. Sinto a insegurança de Belly com ele. Não há estabilidade e certeza quando se trata de Conrad Fisher. Ele está cada vez mais se afastando do curso que a mãe desejava pra ele. Ao contrário de Jeremiah. Seguro, direto e claro Jere é mais fácil de lidar... isso abre a visão de Belly para outro Fisher. Enfim, não se desesperem com esse triângulo. Acho ele um processo natural na história. Não é forçado, é confuso como todo triângulo, mas os papéis são indispensáveis. Belly é a garota do grupo, eles sempre viveram juntos os verões de sua vida. Ela ama Conrad, que não sabe amá-la de volta, ela pode estar sentindo algo por Jeremiah também. A mãe de Belly, Lauren, ganha um destaque maior nesse livro. Sempre gostei do fato de ela ser durona. Nesse livro ela tem seu grande momento, em uma cena decisiva. Taylor, a melhor pedra no sapato amiga de Belly também está aqui, mas eu não entendo o porquê de elas serem amigas.
Então, sobre a história... Conrad sumiu do mapa e Belly e Jere devem se reunir à ele no lugar onde seus corações sempre ficam durante o ano. Cousins.
"- Conrad. Só existe você. Para mim, sempre só existiu você." - pág. 124
Os conflitos entre os personagens e dentro deles está cada vez maior e não parece haver uma saída fácil na qual ninguém vá se magoar. E além de toda confusão romântica, todos estão enfrentando a dor da perda de Suzannah à sua maneira. Inclusive o pai dos garotos. Que eu odeio :) Mas, tadinho. Ou não.
Uma novidade nesse livro é o ponto de vista de Jeremiah. E devo confessar que o que mais me animou nisso é a notícia de que no terceiro teremos a visão de Conrad das coisas. Quem não quer saber o que se passa na cabeça desse cara? Mas, não sei por que, eu ainda o amo. Como Belly.

Há um trecho no livro que foi esclarecedor pra mim. É como Jenny vê os sentimentos de Conrad por Belly. Em um momento carregado de emoção, em meio a uma reviravolta da história, os olhos de Belly se abrem para o que ela irá ter de Conrad se ceder ao seu coração e novamente correr atrás dele.
Chorei aqui.
"Foi quando eu finalmente entendi. Finalmente compreendi. Não era a ideia que contava. Era a prática, a demonstração efetiva de algo. A intenção por trás de tudo não era suficiente. Não para mim. Não mais. Não era suficiente saber que lá no fundo ele me amava. Você tem que de fato dizer, mostrar que se importa. E ele simplesmente não ligava. Não o suficiente." - pág 289
Os fãs da série vão ficar emocionados com a delicadeza e profundidade dessa continuação. Acho que todos vão amar. De verdade. Os que ainda não conhecem a série, precisam conhecer. Quando uma coisa é muito boa, não devemos perder a chance de conhecer. E essa série é maravilhosa. Bem escrita. Linda.
Mal posso esperar pela conclusão!
"Não queria cometer os mesmos erros dos meus pais. Não queria que meu amor desaparecesse um dia, como uma antiga cicatriz. Queria que ele ardesse para sempre." - pág. 202 
Outra coisa bacana é o último capítulo. CALMA! Não vou contar nada! HAHAHAHA! Mas, fiquei com a sensação de que estava olhando para um dos trechos finais da série. E meu coração já está miudinho de saudade.

UPDATE:
Já temos uma playlist prontinha para o livro, mas aqui estão as músicas que dedico à Conrad e Jeremiah, respectivamente, que são as que mais ouvia lendo.

Conrad ~ Si te Vas - Reik


Jeremiah ~ Yo Quisiera - Reik

2 comentários:

  1. Oie :)
    Não gostei dessa capa, mas gostei muito da tua resenha, poxa vida quero ler e ter esse livro! s2

    ResponderExcluir
  2. Vou ficar só apreciando a trilha sonora kkkk não li o primeiro volume ainda (Quando eu ler eu venho aqui ler a resenha kkkkk)

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)