sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Sexta dos Clássicos ~ Tristão e Isolda


Hey!
Olha só a novidade de hoje: Resenhas de clássicos literários! Pois é, pois é, pois é. Eis aqui um espacinho reservado para os livros clássicos que nos já lemos ou vamos ler. Para começar...

Livro: Tristão e Isolda
Autor: A história é baseada em uma lenda que circulou entre os povos celtas no noroeste Europeu
Ano da obra original: Ganhou uma forma mais ou menos definitiva por volta do século XII
Versão lida: Editora Martin Claret
Páginas: 144
Sinopse: O amor impossível de Tristão e Isolda inspirou poetas, escritores, pintores e músicos da Idade Média e dos tempos modernos. Tornou-se, por exemplo, tema de uma das mais famosas óperas de Wagner.Tristão e Isolda são os trágicos protagonistas de uma história medieval de amor baseada numa lenda celta.As inúmeras versões francesas que a imortalizaram e a divulgaram em outros países são o testemunho do fascínio e encantamento que a história de Tristão e Isolda produziu sobre o espírito medieval e de nossos tempos.Esta versão que ora oferecemos ao leitor brasileiro foi baseada nos fragmentos de Béroul, Thomas (troveiro anglo-normando do século XII), Gottfried von Strassburg e nos trabalhos do francês J. Bédier, um dos mais importantes pesquisadores modernos da lenda de Tristão e Isolda.
"Senhores, agradar-vos-ia conhecer uma bela história de amor e de morte? É a história de Tristão e da Rainha Isolda. Ouvi como, alegres e tristes, eles se amaram, e disso morreram, no mesmo instante, ele por ela, ela por ele." - pág 11
Provavelmente você já conhece essa história, ela ganhou versão cinematográfica, inspirou espetáculos de ópera e várias edições literárias. A trágica história de amor de Tristão e Isolda.
Eu já a conhecia antes de lê-la pela primeira vez por meio da  edição que a Martin Claret publicou. A leitura de clássicos como esse pode ser um pouco lenta devido a linguagem antiga e a forma que os personagens se expressam, como o fato de Tristão chamar Isolda de "Querida amiga" (ou talvez só eu tenha me incomodado com isso, haha).
Bom, falando da história, Tristão é sobrinho do rei Marcos, que o acolheu como filho ao descobrir que ele era filho de Brancaflor, sua irmã, e Rivalen, o rei de Loonnois, a quem a havia entregado. Em gratidão ao rei, Tristão se torna cavalheiro dele e decide ir em uma missão perigosa,  a qual ele quase perde sua vida. Ferido, é acolhido por uma a bela mulher, mas, sem ao menos revelar sua identidade, ele tem que fugir novamente para salvar sua vida.
De volta a Cornualha, Tristão decide mais uma vez demostrar sua lealdade e gratidão e enfrentar uma temível ameaça para ganhar aquela que se tornaria a esposa do rei. Só que ao vencer, descobre que aquela que agora está prometida a seu tio é a bela mulher que o acolheu e salvou sua vida, Isolda, a Loura. A lealdade ao rei da parte dele é grande o suficiente para entregá-la ao seu tio, como estava decidido. Só que durante a viagem de volta a Cornualha, a serva de Isolda, Brangien, encarregada de cuidar da rainha, por engano dá aos dois uma bebida que deveria apenas ser dada a ela e ao rei após o casamento, pois aqueles que bebessem dela se amariam para sempre. E assim começa a triste saga de amor de Tristão e Isolda.
"Mas, não, o caminho não tem volta, a força do amor vos arrasta, e jamais terei alegria sem dor." pág, 37
A leitura para mim foi um pouco lenta, não muito pela forma de escrita, mas, pela história. O romance trágico não é meu estilo preferido do gênero. A narrativa é bem intensa, pois não é exagero serem chamados de "amantes desafortunados". Tristão, o herói da história, apesar de não resistir ao sentimento de amor que tem por Isolda, é alguém muito leal. Ele realmente respeita e é grato ao tio. Isolda é a dama indefesa, sempre esperando pelas atitudes do herói, mas, esse é a característica comum a mocinha das histórias clássicas de amores impossíveis.
Um livro recomendado a fãs dos grandes clássicos, e a todos que amam a história de "Romeu e Julieta".


3 comentários:

  1. Eu só assisti o filme baseado em Tristão e Isolda, e estudei ele mais ou menos numa aula, mas nunca tive interesse em ler o livro. Sou (infelizmente) uma pessoa com pouca paciência pra clássicos, e menos ainda pra romances épicos e trágicos. O filme já me deprimiu o suficiente hahaha!
    Beijocas

    http://nossosromancesadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. muito legal a resenha, gosto muito de livros clássicos

    ResponderExcluir
  3. Li ele faz um tempão =* Na época em que eu estudava o ensino médio e sempre tinha um livro na hora do intervalo nas mãos (Era mágico aqueles 15 minutos!)
    Adorei vc's dedicarem um post regular para os clássicos (Eu amo eles e é sempre bom mostrar para a juventude de hoje o que eles estão perdendo ahahahh) minha prima por exemplo não lê livro antigo de jeito nenhum (Inventa mil e uma desculpas por puro medo e preconceito rsrs)

    Beijos

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)