domingo, 22 de setembro de 2013

De Volta Para Casa ~ Karen White

Editora: Novo Conceito
Páginas: 448
Gênero: Romance/Drama
Título original: Falling Home
Classificação:
Cassie Madison fugiu de Walton, Geórgia, para Nova York quando soube que sua irmã, Harriet, e seu amor, Joe, tinham-na traído e iam se casar. Ao chegar em Manhattan, sua ideia era se reinventar, mergulhar de cabeça na carreira e até mesmo perder o sotaque provinciano. Tudo para apagar seu passado marcado pela traição e por uma família que não lhe tratara com o devido cuidado. Mas, numa noite, um único telefonema de sua irmã trouxe de volta tudo que ela pretendia esquecer. Com o pai muito doente, ela foi obrigada a fazer a viagem de volta e, enquanto arrumava as malas, seus maiores medos eram que o pai morresse sem que ela pudesse estar com ele e... encontrar a família feliz que Harriet e Joe tinham construído. Já em Walton, Cassie percebe que enfrentará uma imensa batalha particular, porque, afinal, ela não consegue deixar de amar seus sobrinhos — e nem deixar de se sentir em casa, naquela cidadezinha de sua infância. Enquanto se divide entre o rancor e a esperança, velhas e queridas lembranças e uma mágoa insustentável, ela se aproxima do que realmente importa: o verdadeiro amor.
"Cassie estava sonhando de novo. Sonhava com os verões de antigamente: os verões de pés descalços, joelhos ralados e sorvetes de pêssegos caseiros que escorriam e deixavam os dedos melados."
- pág. 9
Fechei o livro e dei um longo suspiro. Eu necessitava de um dos lencinhos de linho do Sam. "De Volta Para Casa" foi uma surpresa muito boa, dá aquele velho sentimento de alegria/tristeza quando você termina o livro. Alegria de ter escolhido ele como leitura. Tristeza de não seguir acompanhando a vida dos personagens os quais você criou um laço. A história de Cassie, sua família, e também de toda Walton, é de fazer rir, suspirar e derramar lágrimas.

Após quinze anos longe da cidade onde nasceu e passou toda a infância, Cassie Madison retorna à Walton para encontrar seu pai que está muito doente. Mas, isso nem de longe vai ser fácil para ela. Afinal, ela abandonou a cidade após saber que sua irmã e o seu namorado estavam juntos e iam se casar. Como ela encararia Harriet e Joey depois dessa traição? Seria possível perdoá-los? Por mais que ela tenha evitado essas perguntas por quinze anos, não há como não considerá-las agora, principalmente com Har tentando se aproximar da irmã.
A viagem, que estava planejada para durar uma semana, acaba surpreendendo Cassie, pois parece que não só seu pai mas, toda Walton quer convencê-la a não voltar à Nova York. Dentre os moradores, Sam, o médico da cidade e ex-colega de Cassie, parece especialmente interessado nessa empreitada. Assim, ela terá que parar de fugir de outra questão: Onde realmente é sua casa?
"- Guardiã dos corações.
Ela piscou os olhos rapidamente.
-Sim. É meio bobo. E poderia até rir se eu não tivesse sido um fracasso total na única coisa que minha mãe me pediu para fazer.
Ele largou o queixo de Cassie e , de leve, acariciou-lhe o rosto antes de tirar a mão. Uma brisa úmida, rica em cheiros de verão, grama, jasmin e glicínia, levantou o cabelo dela.
- Eu não acho. Você pode ter pegado um desvio, mas não fracassado."
- pág. 127
Apesar de todo o rancor e tristeza, é possível ver como a visão de Cassie vai mudando ao longo do livro, até que enfim ela consegue lembrar das coisas boas que a ligam a sua cidade natal. Mas, ao mesmo tempo que ela se aproxima da irmã, dos sobrinhos, de Sam e até mesmo de seu cunhado Joey, parece cada vez mais difícil entender o que deve fazer. Até que uma notícia cai como uma bomba na família Madison, e as irmãs terão que se unir mais ainda para enfrentá-la. 

Quanto a Sam, por mais que Cassie saiba o que sente, e que esteja claro que ele sente o mesmo, ela não pretende ficar em Walton, ela simplesmente não pode, lá não é mais a sua casa. Já para ele, não há outro lugar onde deseja estar. Mas, ao mesmo tempo, Sam é seu apoio, quem a tem ajudado a enfrentar toda a loucura que se tornou sua vida nos últimos meses e ainda continuar sorrindo. Fiquei super ansiosa, depois alegre, soltando suspiros, de coração partido, emocionada, enquanto acompanhava a história deles. Por mais que saiba o quanto Sam é incrível, Cassie tem que resolver seus próprios dilemas.  E parece que, quanto mais ela busca saídas, mais perguntas surgem em sua mente! Será que ela está considerando todas as alternativas? Será que não está percebendo algo bem embaixo do seu nariz?
"- Eu te amo Cassie, e acho que sempre te amarei. Sempre estarei aqui para você, idependentemente do que decida fazer."
- pág. 402
A história ainda conta com outros temas paralelos, como as cartas que Harriet e Cassie acham no sotão da casa e que revelam uma parte desconhecida da história de sua família. Também as mudanças "em prol do progresso" que os empresários querem realizar na cidade, o avanço que pretende estragar com a cultura e os patrimônios históricos. Estes acabam envolvendo a antiga casa da família Madison, que agora pertence a Cassie, graças a uma tentativa de seu pai de fazê-la ficar em Walton, o qual para ele, sempre foi claramente seu lugar.
"- Você pode ir à Lua, Casssandra Lee Madison, mas este lugar, estas pessoas, sempre correrão em seu sangue. Você não pode se livrar disso, então é bom que volte para casa."
- pág. 36
Para mim, "De Volta Para Casa", é o melhor livro que li até agora nesse ano! Estou me segurando para não relê-lo logo, afinal tenho que fazer as outras leituras! rsrs
Difícil fazer essa resenha e não sair contando e comentando tudo! Mas, creio que isso resume um pouco do sentimento do livro: Recomendo, porque Karen White é uma escritora incrível, o livro tem uma história emocionante, doce, verdadeira e que vai marcar seu ano, como marcou o meu.


Um comentário:

  1. Terminei de ler esse livro ontem, e vou te dizer algo: eu não só queria um dos lencinhos do Sam como queria um Sam para mim. Ai, que fofo! É linda a história, é triste, é emocionante, é maravilhosa! Realmente estou de acordo contigo quanto ao livro. E que Harriet maravilhosa, e para falar a verdade, queria morar em Walton! Santo Deus, já pensou ter pessoas tão boas daquele jeito por perto? Simplesmente amei o livro!

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)