sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Um ano inesquecível - Um grande amor nem o tempo pode apagar ~ Ronald Anthony

Editora: Novo Conceito
Páginas: 303
Classificação:

Você acredita que o amor pode durar para sempre? Jesse Sienna não. O casamento de seus próprios pais era respeitável mas sem paixão; e sua própria história romântica indica que o amor queima ardentemente antes de desaparecer por completo. Então, quando seu pai, Mickey, muda-se para sua casa e parece não compreender o relacionamento superficial de Jesse com sua atual namorada, mas Jesse não lhe dá atenção.
É apenas um exemplo do quão diferente eles são e fica mais evidente que ele e seu pai nunca terão uma ligação mais profunda.
Mas a verdade é que Mickey Sienna conhece mais sobre amor do que a maioria das pessoas conseguem aprender na vida toda.
Há mais de cinquenta anos, ele encontrou o amor mais verdadeiro que a vida pode oferecer. Ele sabe das infinitas recompensas de investir seu coração e sua alma em alguém... E conhece o prejuízo devastador de deixar esse alguém perfeito escapar.
Quando Mickey percebe que Jesse não está dando valor a uma mulher extraordinária, decide que é hora de contar a história que nunca contou para nenhum de seus filhos a Jesse. Durante os meses seguintes, Mickey mostra seus momentos mais particulares e felizes para seu filho... e muda a percepção de Jesse em relação ao amor e as possibilidades de um relacionamento duradouro para sempre.


-----------------------------------------------------------------------
Uma palavra para resumir esse livro: cotidiano.
E sim, mesmo assim dei a ele as cinco brilhantes estrelas que estão no topo desse post. Por que a ligação que você desenvolve com Mickey, Marina, Gina, Jesse e todos os inesquecíveis personagens que conhecemos através das páginas de "Um ano Inesquecível" é quase familiar. Você conhece alguém assim em sua família, ou entre seus amigos... alguém que tem muita coisa pra dizer, que tem muitas experiências na vida, alguém que já se machucou tanto com o amor que quer mantê-lo distante o suficiente para não se "contaminar" com a ilusão de que ele é duradouro, alguém que quer melhorar as coisa para quem ama, alguém que quer fazer tudo ao mesmo tempo, alguém que quer salvar o mundo... você conhece essas pessoas, pelo menos algumas delas.

"Depois de Karen, percebi que existem diversos tipos de amor romântico e cada um tem um prazo de validade. Você pode ser terno, generoso e doce. Você pode ser amargo, egoísta e ferino. Mas não importa como se vista, uma hora você vai ficar nu. Não há meios de manter a profundidade nas emoções. E, se você realmente se importa, vai doer muito mais no final." - pág 28
Jesse é um escritor na casa dos trinta que já viu o suficiente do amor para não cair novamente nessa armadilha. Mas, sempre teve o desejo de ter um relacionamento mais achegado com seu pai, Mickey. O velho Sr. Sienna nunca foi muito acessível à Jesse, seu filho mais novo, por conta da diferença de idade entre eles e pela aparente falta de demonstrações de afeto de Mickey.
Mas, ao se dar conta de que seu pai não pode continuar sozinho (sua mãe falecera há quase quatro anos), Jesse vê a oportunidade ideal para trazer seu pai para sua casa e criar laços com ele. Porém, as coisas não são tão fáceis quanto podem parecer e os dois parecem ter coisas demais pra acertar.

"Deveria saber como me iludo e sobretudo como tendo a reagir quando as coisas não se desenvolvem à la Disneyworld. Deveria estar careca de saber disso e me preparar para tempos difíceis. Mas tratava-se de meu pai e eu ainda era um menininho." - pág 41 
Mickey parece um velhinho cabeça fechada para Jesse e Jesse parece ser um cabeça de vento para seu pai. Ele não tem um emprego fixo, não tem estabilidade financeira e, pior de tudo, tem uma namorada incrível e parece não ter noção de como isso é importante. Por esse motivo Mickey decide que é hora de falar sobre Gina.

" - Eu amo você - disse Mickey - Reserve um lugar na mesa para mim." - pág. 264 
A história é narrada de dois pontos de vista, um do autor e o outro de Jesse. Isso é muito interessante para o leitor, já que além de saber o que se passa na cabeça de Jesse, que é um cara incrível e charmoso, pode ver o que os outros personagens estão fazendo quando ele não está presente. Maravilhoso!
Ronald Anthony é um autor simples, de linguagem simples e ideias simples que, justamente por isso, torna seus personagens comuns em humanos extraordinários. Não há como você se desligar da história, antes que ela termine. Não tem jeito!
A narrativa de Mickey sobre seu grande amor nos leva a devorar as páginas, daquele jeito de quem tenta desacelerar, mas não consegue. Dois pontos um pouco negativos, mas que não tiram o brilho da obra, são os dois errinhos de revisão que encontrei (por que eles eram tão gritantes  que até eu, que não costumo ligar muito pra isso, me incomodei) e o final, que foi rápido demais. Foi como ter amigos que viajaram sem se despedir. Estou meio que entupido a resenha de metáfora, mas tudo bem.
Fora isso, ele é perfeito. Vou sentir falta da interação Jesse-Mickey. E, apesar de não ter falado muito nela, acho que a Marina é realmente uma garota maravilhosa.

"- Ei, isso é injusto! - exclamei - Sabe que não vou me vingar de você porque está velhinho e com os joelhos rangendo.
Ele jogou água direto na minha cara.
- Isso é para não me chamar mais de "velhinho" - disse e largou o regador no chão." - pág. 233
Também tenho que falar mais umas coisinhas sobre Jesse. Ele é todo natureba e saber valorizar um bom café, além disso, é escritor. Tipo, super meu tipo. (haha!)
Essa é uma história marcante sobre o poder do amor e a impotência do tempo quando se depara com aquele amor que é verdadeiro. E eu acredito muito nisso. De verdade. De coração.


UPDATE MUSICAL
Dedico essa música à Jesse e eu Marina, procurem a letra pra entender um pouquinho mais da história dos dois, por que tem tudo a ver! Fiquem com Let me in, do Snowmine!

2 comentários:

  1. Não gosto muito da capa desse livro rsrs não gosto muito de pessoas na capa na verdade... porém eu gosto de livros com esse tipo de enredo, essa familiaridade entre a realidade sabe? E que música linda! Gill fiquei com mais vontade de conhecer o Jesse e a Marina agora :) resenha lindinha e eu também tenho uma queda por pessoas que adoram escrever aiaiai escritores são tão misteriosos e talentosos ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro histórias que envolvam dramas familiares, eles sempre conseguem me tocar mais profundamente do que qualquer romance melado por aí, e ete livro anda recebendo muitas resenhas positivas então ele já está na minha lista de "preciso comprar"
    Boa resenha.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)