segunda-feira, 23 de julho de 2012

Winkie ~ Clifford Chase



Editora: Betrand Brasil
Páginas: 280

Classificação: 
Winkie é um surrado urso de pelúcia que misteriosamente ganha vida. Décadas após a última criança de uma família ficar velha para brincar com ele, o urso pula de sua prateleira e sai andando pela floresta perto da casa onde vivia. E numa noite aparentemente calma, uma equipe da Swat invade a cabana onde Winkie mora, coloca-o em custódia e o acusa de 9.678 crimes. No julgamento, a promotoria tenta selar o destino do pequenino urso chamando para depor testemunhas dos julgamentos de Galileu, Sócrates, John Scopes, Oscar Wilde e das Bruxas de Salém.


Winkie havia pertencido a mãe e os irmão de Cliff, seu último dono, antes de chegar as sua mãos. E sempre ocorria a mesma história, os anos corriam e os abraços e a diversão ficavam para trás deixando-o apenas com direito de permanecer no alto de uma prateleira onde observava determinada parte de vidas que ele costumava acompanhar cada segundo.

"Pela janela entreaberta, sentiu o cheiro suave e extremamente doce das gardênias da Louisiana que ladeavam a rua, e imaginou quais combinações repetidas de A-sem-B ou B-sem-A (voltando indefinidamente no tempo, até as mais ínfimas moléculas) tinham sido escolhidas para ele, Winkie, testemunhar e compreender. Um carro passou pela rua, e através das cortinas fechadas ele viu o brilho fraco e rápido dos faróis.
- Um determinado urso - murmurou consigo mesmo, caindo no sono - vê determinadas coisas."
- pág. 109
Cansado de sua vida monótona, solitária e triste, Winkie, decide se lançar pela janela para conhecer além dos limites de sua velha casa. Então começa sua jornada, decidido a entender o que acontece ao seu redor, lutar por seus direitos e realizar seus desejos. Mas, o que existe lá fora parece muito confuso e estranho ao pequeno urso, principalmente quando ele é preso e acusado de terríveis crimes que ele se quer sabia que haviam ocorrido. Jogado em uma cadeia como um temível criminoso, ele se vê frente a mais questões as quais ele gostaria de obter as respostas. E assim, começa a relembrar de como, em busca de um porquê, fora parar ali.
"O passado, o passado. Como ele nos persegue, pensou Winkie. Como mexe conosco sem nem mesmo tocar."- pág. 13
O que passa na mente de um pequeno ser que é lançado num mundo totalmente novo? Um mundo onde as pessoas podem ser gentis ou cruéis, amáveis ou malvadas e justas ou completamente injustas. Clifford Chase mostra como essa realidade atinge Winkie, e a narrativa apresenta como em meio ao seu dia-a-dia na cadeia o ursinho vai procurar entender esse universo em que ele faz parte. 
"Ainda tonto, caiu de bunda e ficou ali sentado, olhando ao redor. O mundo e seu papel nele o surpreendiam."- pág. 148
Como um pequeno ursinho pode acabar atrás das grades? Foi essa a primeira pergunta que me veio a mente quando li a sinopse de "Winkie". Eu esperava algo totalmente diferente dessa leitura, mas fui completamente surpreendida. A leitura se torna um pouco lenta em algumas partes, e algumas cenas do julgamento me pareceram meio desnecessárias na história, mas posso estar equivocada quanto a ideia que o autor quis passar. Porém, não quis largar a leitura até concluí-la.
A história do ursinho traz algumas lições sobre respeito, justiça, amor e amizade. O autor, por meio de suas próprias lembranças em alguns trechos, nos faz lembrar da nossa infância, e perguntar-nos onde foi mesmo deixamos aquele ursinho antigo que costumava nos acompanhar para todos os cantos, ou durante as noites de sono.
Essa é, além de uma bela história, uma leitura marcante.




5 comentários:

  1. Oie, Gil =)
    Primeiro, que triste esse ursinho aí sozinho :/
    vou pegar apara mim shausha
    E outra estou aqui como você como essa história desenrola, e quero ler agora por curiosidade.
    é hoje em dias a infâncias e os brinquedos de muitas crianças são outros infelizmente.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Winkie!
    Fico tão feliz de ter podido compartilhar toda doçura e a inteligência desse ursinho com vocês.
    Tem umas partes, sim, que se tornam um pouco cansativas, e que tornam a leitura lenta, mas a leitura é gratificante, chegar ao final e ver que esse livro é uma obra prima. Um livro de dar inveja a qualquer autor estreante. *-*
    Ok, sou suspeita para falar. Me apaixonei por Winkie. :D
    Ótima resenha, Gil, parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Como um pequeno ursinho pode acabar atrás das grades? Estou com essa mesma indagação na cabeça rsrs a capa é tão singela não é, é um livro bem diferente do que costumo ler mas eu gosto de diferenças =) Winkie parece ser uma gracinha de urso, muito legal a resenha (Não é todo dia que me surpreendo com resenhas as vezes parece que os blogueiros só leem sempre os mesmos livros é difícil encontrar uma pérola diferente no meio) Adorei mesmo
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhey, você tem razão... as pessoas andam lendo os mesmos livros! :D

      Excluir
  4. Oiiiiie
    Gostei da história
    Pretendo ler com toda a certeza
    Nunca li nada da editora Bertrand
    Mas gostei sim

    ResponderExcluir

Esse post foi tão... ah! Não sei, diga você! :)