quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Oscar 2013 & a literatura

Hey!
Quem aí ficou acordado até a madrugada para conferir todos os vencedores do Oscar 2013? *agita os bracinhos no alto*. Quem acompanha a premiação do Oscar sabe que alguns dos filmes são adaptações de  livros, estes ganham especialmente destaque na categoria "Roteiro Adaptado". Então vamos conhecer alguns que foram indicados a ganharem uma estatueta?

Começamos com um dos indicados que teve grande destaque. "As aventuras de Pi" levou quatro estatuetas, nas categorias: direção, fotografia, efeitos visuais e trilha sonora. O filme tem sua versão literária com o título "A vida de Pi".

A vida de Pi 
Yann Martel


O narrador da história é um garoto indiano de 16 anos chamado Piscine Molitor Patel, mais conhecido como Pi. Sua família administra um zoológico na cidade de Pondicherry, mas decide abandonar o país no auge de sua instabilidade política, nos anos 70. A idéia é se mudar para o Canadá, pegando carona no cargueiro que transferirá os animais do zôo para os EUA. Infelizmente, o navio afunda logo nos primeiros dias de viagem. Há apenas cinco sobreviventes: Pi, uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre de Bengala, todos salvos pelo único barco salva-vidas disponível. Inicia-se aí uma cruel luta pela vida entre cinco mamíferos no meio do oceano Pacífico. Aparentemente, Pi não tem a menor chance de escapar das feras. Enquanto aguarda sua vez de ser devorado, o garoto tenta encontrar alguma remota possibilidade de matar o tigre, o que é praticamente impossível: o animal está saudável, pesa mais de 200 quilos e é capaz de nadar. À beira do desespero, Pi conclui que o melhor a fazer é manter o felino vivo e dependente de seus cuidados.Esta é sua única chance. O jovem usa o conhecimento que adquiriu no trato dos animais no zoológico para domar a fera e conquistar o seu respeito.
 E o tigre, acostumado a viver numa jaula e a ser alimentado pelos humanos, não demora para perceber que precisa de Pi vivo.


O filme "Lincoln", teve doze indicações no Oscar, e levou duas estatuetas por "Design de Produção" e "Melhor Ator" para Daniel Day-Lewis. O livro é uma biografia da vida do décimo sexto presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln.



Lincoln
Doris Kearns Googwin  

O livro inspirou o filme homônimo de Steven Spielberg, que estréia no Brasil dia 25 de Janeiro. Uma detalhada biografia política de um dos mais emblemáticos Presidentes Norte-Americanos.Ao fazer uma análise do estilo de liderança de Abraham Lincoln, da maneira como ele entendia o comportamento humano e das alianças que construiu em seu governo, a premiada historiadora Doris Kearns Goodwin escreveu uma detalhada biografia política de um dos mais importantes presidentes norte-americanos. Um livro fundamental para o entendimento da Guerra Civil americana e seus principais personagens


"O lado bom da vida" levou uma estatueta na categoria de "Melhor atriz" para Jennifer Lawrence que interpretou Tiffany, a protagonista da história. A Tamy já leu o livro e em breve vocês vão conferir a resenha dele aqui no blog.


O Lado Bom da Vida
Matthew Quick

Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.

O próximo livro, é o vencedor do importante Oscar de "Melhor Filme"! "Argo", que teve como diretor Ben Affleck, também levou o prêmio na categoria "Melhor Edição" e foi o vencedor da categoria "Roteiro Adaptado".

Argo
Antonio Mendez & Matt Baglio

Teerã, 1979. Durante a revolução que derrubou o xá Mohammad Reza Pahlavi e elevou o aiatolá Khomeini ao poder, a embaixada dos Estados Unidos é invadida e dezenas de pessoas são mantidas no prédio como reféns. Um grupo de diplomatas americanos consegue escapar e precisa ser retirado do país. Para resgatá-los, o agente da CIA Antonio Mendez tem um plano inusitado: simular uma produção de Hollywood.


*Ben Afleck e Jennifer Garner, sua esposa, super emocionados com o prêmio foi um dos momentos mais legais do Oscar!*


O filme "Os Miseráveis", originado do clássico de Vitor Hugo, também teve destaque na premiação. O livro, que já ganhou várias adaptações, contou com uma emocionante versão cinematográfica recheada de grande atores. O filme levou três estatuetas nas categorias "Melhor atriz coadjuvante" para Anne Hathaway, no papel de Fantine, "Maquiagem e cabelo" e "Mixagem de Som".


Os Miseráveis
Vitor Hugo

Os Miseráveis, um dos romances mais amados de Victor Hugo, é como o "Notre Dame" de Paris, não só um clássico do mundo literário, mas também deu origem ao mais bem sucedido musical de todos os tempos. Com uma surpreendente combinação de ação, compaixão, sofrimento, fúria, perdão e amor, esta poderosa série televisiva relata a saga de um homem que lutou contra o sistema judicial da sua época, que condenava todos aqueles que tiveram a infelicidade de nascer pobres.Jean Valjean, depois de ter passado quase vinte anos na cadeia por roubar pão, emerge da sua condição de prisioneiro com fome de viver e disposto a levar uma vida honesta. Contudo o Inspetor Javert está convencido que um criminoso será sempre um criminoso, e que Valjean pertence a cadeia... Para sempre.

Durante a premiação, o elenco de "Os Miseráveis" também protagonizou uma dos meus momentos favoritos do Oscar, quando eles cantaram "One Day More", abaixo vocês conferem a performance super emocionante!


----------------------------------------------
E vocês? Qual deles leram ou assistiram?
Qual foi seu momento favorito do Oscar 2013?

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Autora best-seller Lucinda Riley vem ao Brasil escrever o seu próximo romance!!

Informação super bacana da Novo Conceito para os fãs da autora de "A Casa das Orquídeas". Você terá a chance de fazer uma pergunta pra Lucinda e concorrer à exemplares de "A Luz através da Janela" autografados especialmente pra você! Curtiu? Leia mais informações abaixo!
"Lucinda Riley, autora best-seller de A Casa das Orquídeas e A Luz Através da Janela, com mais de 1,7 milhões de exemplares vendidos em todo mundo, está desembarcando no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, na próxima semana. Desta vez, a autora vem com um objetivo especial: escrever seu próximo romance, cuja história se passará no Rio. A inspiração surgiu em sua primeira visita ao Brasil, no ano passado, quando participou da Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. Em passagem pelo Rio, a autora se apaixonou pela beleza e história da cidade, e elegeu-a como cenário de seu próximo título. Lucinda estará em pesquisa na cidade, com a ajuda de uma historiadora, por quatro dias, e depois seguirá para Búzios, onde escreverá o livro. A Novo Conceito aproveita o momento em que estreia na rede social Google+ para promover um Hangout em parceria com o Google Play entre a autora e todos os seus leitores. Participe do nosso Concurso Cultural e tenha a chance de participar do Hangout e fazer sua pergunta, ao vivo, para a Lucinda Riley ou de ter sua pergunta selecionada para que ela responda. E o melhor: os leitores que tiverem as 20 melhores perguntas ganharão um exemplar de "A Luz Através da Janela" autografado com seu nome. Fique tranquilo! Se você não puder falar ao vivo pela webcam com a autora, você poderá acompanhar o bate-papo através do link que será divulgado em nossas redes sociais. Faça suas perguntas no post (clique aqui) em nossa página no Google +, leia atentamente o regulamento e participe!"
Tá esperando o que?
Visite a página da Editora no Google + e mande sua pergunta!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

The Booktrailer

A sessão The Booktrailers vai contar com os trailers dos nosso livros favoritos.
Quer sugerir algum que você acha muito legal?
Envie um email para: contatoverbologia@gmail.com com o assunto "The Booktrailers" e participe!
-------------------------------------------

BT de hoje:
A maldição do Tigre ~ Collen Houck


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

#Notícia 25

Linda de morrer e na lista de compras para Março!
Capa de Pandemônio, segundo volume da série Delírio, da linda Lauren Oliver *-*
PS: Enlouquecemos AGORINHA ao saber que Delírio vai virar série de TV! :O

SINOPSE:
"Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro."


#correioliterário: Fevereiro

Hey!
Recebemos essa semana os kits que tanto estávamos esperando! Agradecemos a Editora Novo Conceito por ter pacientemente nos concedido atenção nesses últimos meses que para nós foi super difícil, já falamos aqui sobre o nosso pequeno contra tempo que tivemos com nossas encomendas, estamos super felizes de poder ser parceiros de uma editora tão maravilhosa que concede toda atenção aos parceiros, sinceramente o nosso muito obrigada! 
Bom, mas, vamos conhecer os kits que chegaram para nós e em breve serão sorteados aqui no Verbologia!





E aí, já leu algum deles? Ou qual está mais ansioso para ler?

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

The Pink Track

------------------------- 
E hoje é dia de soundtrack! 
O The Pink Track veio da nossa mania de ler ouvindo música e atribuir elas aos personagens.
 -------------------------
Uma trilha triste, mas cheia de significado. 
Assim seria a trilha de um filme dedicado à história de Lia, de Garotas de Vidro, uma história sobre uma menina que está fora de controle. Preparem os lenços!

#contémspoiler

1. Lithium - Evanescence
"Quero permanecer apaixonada pela minha tristeza." Lia se encontra em um estado letárgico no primeiro capítulo. Ela acaba de receber a notícia da morte de Cassie, sua melhor amiga da vida inteira. Além disso, sua cabeça é uma grande bagunça. Quando Amy Lee canta: "Não consigo me segurar, Pergunto-me o que há de errado comigo?" nos lembramos de que quando uma garota está aprisionada na doença, ela não enxerga a saída.

2. Spectrum - Florence + the Machine
"Quando nós viemos pela primeira vez aqui/Nós éramos gelados e éramos claros/Sem cores em nossas peles/Nós eramos transparentes e finos como papel"
Linda música... tudo a ver com esse mundo que existe na cabeça das meninas geladas.

3. Sadness Is a Blessing - Lykke Li
O nome da música já diz tudo. Lia está mergulhada na escuridão, acostumada a ela de uma maneira tão enraizada que ela acaba por fazer parte de sua personalidade.

4. Eat the Menu - The Sugarcubes
"Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer. Não. Devo. Comer." - pág. 180 à 182
A batida alegre com a letra perturbadora seria perfeita para a trilha do filme!

5. Army of Me - Bjòrk
"Você está bem/Não há nada de errado/Seja auto-suficiente, por favor/E vá trabalhar".
Lia quer fingir que pode continuar levando sua vida como está vivendo. Em alguns momentos ela passa a querer tanto a morte que o leitor se pergunta se ela estará na próxima página. Ela está se arrastando pela vida... não está nada bem, nada normal.

6. Hurt - Christina Aguilera
Lia amava sua amiga Cassie. Elas apoiavam uma à outra nos momentos tristes de desespero e insegurança. Deixaram de ser amigas, por que cresceram diferentes uma da outra, mas mantiveram sua aposta insana. Essa música seria dedicada por Lia à sua melhor amiga.
"Perdoaria todos os seus erros... me desculpe por te culpar/Por tudo que eu não pude fazer/E eu feri a mim mesmo ao ferir você

7. Perfecta - Jesse y Joy
Sei que essa list está muito triste, mas aqui vai a faixa alegre. Para lembrar que, caso esteja se sentindo deslocada e que você não está de acordo com os padrões de perfeição da mídia ou dos seus colegas, ou de que quer que seja; você deve se lembrar que ninguém é igual a ninguém e que não há nada errado em ser diferente. Você é uma pessoa esperta e intelectual, veja só! rsrs Está lendo um blog sobre livros, por que ama ler. Você é especial. Principalmente para Deus.

8. Happiness - The Fray
"Ou felicidade é um pouco mais parecida com bater na sua porta/E você simplesmente deixá-la entrar?Lia percebe que não pode apagar quem tem sido nos últimos anos, mas nunca é tarde para deixar o passado pra trás. Você não pode mudar quem você é, mas pode tentar mudar como você é.

"Não existe cura mágica, nem como fazer tudo desaparece para sempre" - pág. 269

Espero que tenham gostado da playlist!
E também que ela tenha dado à vocês vontade de ler o livro... triste como as músicas aqui, mas com uma mensagem forte. 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

The Booktrailer



A sessão The Booktrailers vai contar com os trailers dos nosso livros favoritos.
Quer sugerir algum que você acha muito legal?
Envie um email para: contatoverbologia@gmail.com com o assunto "The Booktrailers" e participe!
-------------------------------------------

BT de hoje:
Estilhaça-me ~ Tahereh Mafi

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ringue Literário

Arte gráfica de autoria do blog legalmente protegida.

Sejam bem vindos ao nosso ringue!
 Uma batalha épica acontecerá aqui diante de seus olhos!
Na batalha de hoje, temos desse lado a autora americana de romances Nora Roberts! 
Do seu lado esquerdo, o consagrado autor de suspenses James Patterson!
Se quiser ser convidado para uma batalha inscreva-se AQUI e prepare-se!


Que comece a batalha!



Vamos aos pontos?
James começou sua carreira primeiro, está sempre inovando em sua escrita e empatou com Nora no quesito de livros seus que viraram filmes. Além disso, perguntamos no facebook qual dos dois nossos leitores preferem e a única pessoa acordada na hora votou em Patterson (hehe), então ele soma 4 pontos!
Já Nora tem mais livros escritos, mais livros vendidos, mas fãs no skoob, uma melhor avaliação no mesmo e empata com JP nas última categorias, de modo que termina o jogo com 6 pontos!
VENCEDOR:
Nora Roberts!

E você?
Ficou satisfeito com o resultado?
Opine!


*No quesito livros escritos colocamos 63, por que na maior parte dos sites que encontramos tinha essa quantidade... outros dizem 71 ou 105, mas não alteraria o resultado do quesito.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

A viagem do Tigre ~ Colleen Houck

Editora: Arqueiro
Páginas: 496
Gênero: Romance/Aventura
Título Original: Tiger's Voyage

Classificação:

Perigo. Desolação. Escolhas.
A eternidade é tempo demais para esperar pelo verdadeiro amor? Em sua terceira busca, a jovem Kelsey Hayes e seus tigres precisam vencer desafios incríveis propostos por cinco dragões míticos. O elemento comum é a água, e o cenário de mar aberto obriga Kelsey a enfrentar seus piores temores.Dessa vez, sua missão é encontrar o Colar de Pérolas Negras de Durga e tentar libertar seu amado Ren tanto da maldição do tigre quanto de sua repentina amnésia. No entanto o irmão dele, Kishan, tem outros planos, e os dois competem por sua afeição, além de afastarem aqueles que planejam frustrar seus objetivos. Em A viagem do Tigre, terceiro volume da série A Saga do Tigre, Kelsey, Ren e Kishan retomam a jornada em direção ao seu verdadeiro destino numa história com muito suspense, criaturas encantadas, corações partidos e ação de primeira.

------------------------

Posso falar o que mais amo na "Saga dos Tigres"?
Além do fato de o Ren ser muito fofo e ser totalmente um príncipe encantado das histórias infantis. Perfeito cavalheiro! Além também de ter tantas citações de Shakespeare, que eu já estou decorando algumas. Também por que eu realmente rio de vergonha alheia com algumas cenas que deveriam ser românticas,  mas simplesmente não consigo parar de ler essa história por que ela é MUITO legal. E muito menos o fato de Colleen ser fofa demais e sempre responde as perguntas dos fãs. E, definitivamente, não é o fato de que a série certamente vai para o cinema. (Isso, na verdade, me dá muito medo!)
NÃO senhoras de senhores leitores! Nada disso!
O que mais amo nas Saga dos Felinos (não quis ser repetitiva e deu nisso) é o fato de os livros serem numeradinhos e ficarem lindos na minha estante. Certo, isso ficou um pouco superficial, mas os livros são muito lindos! A capa do terceiro é tãããão legal *--*
Mas, enfim... vamos à resenha!
Ah não! Pera aê!!
Devo avisar que esse post terá alguns spoilers da série, por que... bem é um terceiro volume, e para falar de um terceiro volume vou acabar contando coisas que estão no livro e coisa e tal... e enfim, se você ainda não leu os outros volumes da série tenho de dizer, tá bem? (:
Então, dizia eu que no começo do livro temos o primeiro capítulo no ponto de vista de Lokesh e ele me deu medo pela primeira vez desde o começo da série.
"Ele não acreditava em bem e mal - apenas em poderosos e impotentes. E estava determinado a pertencer à primeira categoria." -pág. 11
Depois voltamos ao ponto de onde "O Resgate do Tigre" parou, Ren ainda não se lembra de Kelsey e continua a coisa toda de sentir dores terríveis quando ela está por perto. Isso desenvolve todo um problema na trama, por que ao que parece Ren está voltando a se apaixonar por nossa mocinha Kelsey. Ou será que nunca deixou de amá-la?
Depois de mais uma visita a Pet (amo essa personagem e o jeito que ele diz Kel-si), Kelsey percebe que tanto Ren quanto Kishan são boas escolhas para seu futuro. A parte da história que aborda o relacionamento deles gira em torno dessa constatação, mas tenho que discordar dessa teoria. Durante todo o tempo em que Kelsey fica tentando que as coisas deem certo com Kishan ela não para de se sentir esquisita, infiel, ban ban ban e caixinha de fósforo... e sua ligação com Kishan se resume ao fato de eles serem muito amigos, ela ter PENA dele e ele ser hot. E só. Não tem amor (de verdade) na parada... então. por que essa menina insiste em TENTAR?
Minha opinião sempre foi de que Kelsey tem medo de acabar sozinha, ou seja se não der certo com um, vamos manter o outro em stand by e esperar pra ver no que dá. E não é que ela admite mesmo nesse volume que o caso é esse? E foi só por esse motivo que não fiquei o livro todo querendo que ela explodisse.
Sério.
"- E se eu não conseguir ou não puder escolher? E se eu fizer a escolha errada?
- Não tem escolha errada. Sua escolha." pág 57
Confesso que achei que esse livro seria meio Lua Nova, o que seria trágico por que odiei Lua Nova a maior parte do tempo e não queria vivenciar momentos de revolta novamente. Mas, olha só! Não acontece assim.
Sim, a protagonista está uma massa confusa de sentimentos. Sim, ela fica dividida. Mas, não de um jeito que realmente coloca em dúvida o final da série. Todo mundo já sabe o que vai acontecer.
Sim, sou uma criatura confiante!
Quero dizer mais três coisas:

  1. Kelsey não merece Kishan. Ele é um cara legal... mesmo que Colleen tenha deixado ele meio cego e idiota nesse volume, para que as cenas com Ren se justificassem. Ficou meio forçado isso.
  2. Ren é meu amado eterno nessa série. PONTO.
  3. Collen não melhorou muito sua arte de escrita, mas ainda a amo por me prender a esse história por um motivo desconhecido. Simplesmente amo essa série de escrita um pouquinho pobre.
"Essa mulher me amarrou a ela por toda a eternidade. Ela é o meu lar. É a minha razão de ser. Vencer e ficar com o coração dele é a minha única motivação." pág. 388
Quero deixar um protesto enigmático nessa resenha também:
Se acontecer o que estou pensando que vai acontecer com um personagem que eu gosto muito, vou me revoltar com a autora! ;)

UPDATE MUSICAL:
Mais duas músicas para a saga dos tigres. Uma vai para o trio, a outra para Ren e Kelsey (somente hum!)

Everything has Change ~ Taylor Swift
 
Tu mi poesia ~ Jesse y Joy